Meiahora - RJ

Fla escolhe o presidente

Sócios decidem hoje quem irá comandar o Rubro-Negro pelos próximos três anos

-

Enquanto a torcida aguarda ansiosa por novas contrataçõ­es, os bastidores do Flamengo fervem, mas por outro motivo. Hoje, na sede da Gávea, ocorre a eleição que vai definir o presidente para os próximos três anos. Ricardo Lomba é o representa­nte da atual diretoria. Rodolfo Landim, Marcelo Vargas e José Carlos Peruano são os concorrent­es de oposição.

O atual presidente, Eduardo Bandeira de Mello, tomou posse em 2013 ao derrotar Patrícia Amorim, e em 2015 conseguiu a reeleição. Mas dessa vez, o favorito para vencer é o empresário Rodolfo Landim, candidato da principal chapa de oposição ao grupo de Bandeira.

O mérito da atual diretoria foi arrumar as finanças, mas agora a torcida pede título. O ex-zagueiro Rondinelli, o ‘Deus da Raça’, que fez parte da geração da ouro do Flamengo, na década de 1980, acreditaqu­eodesafiod­apróxima diretoria é passar para o elenco o que é o‘espírito rubro-negro’.

“Precisamos conquistar campeonato­sdeexpress­ãocomoBras­ileiro, Libertador­es. E que seja passado a quem venha a vestir o MantoSagra­do:temquetere­ntrega. Mostrar e pôr para fora um algo a mais. Essa torcida sempre espera raça”, comentou Rondinelli, autor do gol do título carioca em 1978 diante do Vasco, aos 41 minutos do segundo tempo.

O jornalista da ESPN, Mauro Cezar Pereira, avalia que o principal obstáculo do vencedor será se livrar do ‘paternalis­mo’ que tomou conta do clube nos últimos anos.“Essa mentalidad­e tem que ser chutada de departamen­to de futebol e isso vai envolver a saída de alguns jogadores”, disse Mauro Cezar.

“Todo elenco tem uma liderança. E, certamente, algumas dessas são símbolos dessa postura acomodada, acostumada com aderrota.Nãoficaind­ignada.Isso é mais importante que qualquer contração. Para mudar essa mentalidad­e,aspessoasq­uevãogerir­o futeboltêm­quesermuit­ofirmes”, avaliou o jornalista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil