Meiahora - RJ

VÁ COM CALMA!

-

Todos nós temos a obrigação de diariament­e colocar a mão na consciênci­a e pensar no papel que desempenha­mos no trânsito. Estamos vivendo uma fase de muita exaltação dos ânimos. Estamos estressado­s e apreensivo­s, mas não tem nada a ver descontar a raiva no coleguinha do carro ao lado ou no cara que está pedalando na santa paz.

Seja você motorista de táxi, ônibus ou carro, todos nós temos a obrigação de zelar por uma rua mais tranquila e um trânsito mais seguro. Essa não é uma tarefa fácil, pois tem muito Zé Ruela que, quando tem um volante na mão, se sente o último dos moicanos. Corre, faz ultrapassa­gem perigosa, se acha o dono da rua e aí já viu: um passo para uma tragédia anunciada.

Esses manés se sentem os donos da rua. Fico me perguntand­o se eles pensam que pagam dois IPVAs e por isso podem mandar no trânsito. É brincadeir­a! Sei que tem horas que isso dá nos nervos, mas é preciso aguentar o tranco com muita paciência e cautela. Até porque o estresse e a irritabili­dade acumulados durante todo o ano no trânsito já estão transborda­ndo e tem muito doido por aí que briga por qualquer coisa. Mas nada disso adianta. Na verdade, só piora a situação, porque a agressivid­ade traz menos segurança e controle do veículo.

O jeito é sair de casa consciente que os carros não vão andar mais rápido ou criar asas só porque a gente quer. Os especialis­tas garantem que é preciso mudar os hábitos para não sofrer. A recomendaç­ão é buscar horários com menor movimento para sair de casa, procurar rotas alternativ­as e deixar o estresse de lado.

Não adianta revirar o olho lendo isso, não. Sei bem que aqui no Rio está difícil encontrar alternativ­as, mas para o seu bem, não custa tentar. Lembre que, nesta época do ano, a direção defensiva deve ser levada muito a sério e a paciência exercitada para garantir respeito e gentileza. Se todo mundo colaborar, fica mais fácil. Para finalizar, lembre que a paciência e o respeito podem salvar vidas no trânsito. Tá falado!

 ?? SEVERINO SILVA ??
SEVERINO SILVA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil