Meiahora - RJ

Papo com a Leda

Jornalista segue dica do filho e bomba na rede

-

Pelo quarto sábado seguido, manifestan­tes foram às ruas protestar contra o governo do presidente Emmanuel Macron. No centro de Paris, onde ficam cartões-postais como o Arco do Triunfo, manifestan­tes foram reprimidos pela polícia com bombas de gás e balas de borracha. Alguns revidaram com rojões. Os protestos em todo país reuniram cerca de 125 mil ‘coletes amarelos’; 1.385 foram presos. Em Paris, 135 pessoas, ficaram feridas, sendo 17 policiais. Na capital foram 10 mil manifestan­tes e pelo menos 600 presos.

A Torre Eiffel, o museu do Louvre e quase todas as lojas foram fechadas, com as entradas e vitrines protegidas por painéis de madeira. Perto do Centro Pompidou, museu de arte moderna, veículos blindados neutraliza­ram uma barricada, uma cena nunca vista em Paris. Em Bordeaux e Marselha também houve confrontos entre policiais e manifestan­tes.

Patrulhas bloquearam o acesso às principais praças da capital e estradas. Na que liga Paris a Bordeaux, pneus foram queimados. Na fronteira com a Espanha, caminhões foram impedidos de entrar no país. O governo mobilizou 90 mil policiais para manter a ordem.

Os protestos começaram em 17 de novembro contra aumento nos combustíve­is, mas se tornaram atos contra a polícia econômica do governo e mostram a revolta da classe média contra a perda de poder aquisitivo.

 ?? MURILO ALVESSO / DIVULGAÇÃO ?? Leda Nagle faz sucesso com seu canal de entrevista­s no Youtube
MURILO ALVESSO / DIVULGAÇÃO Leda Nagle faz sucesso com seu canal de entrevista­s no Youtube

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil