Meiahora - RJ

Tacou fogo no corpo

Taxista se mata em protesto contra app de carona

- SEUL, COREIA DO SUL

Um motorista de táxi sulcoreano se matou ateando fogo em si mesmo, ontem, paraprotes­tarcontrao­lançamento de um novo aplicativo de caronas. A notícia foi confirmada pela agência de notícias Yonhap.

Os taxistas são contra a iniciativa do KakaoTalk, um serviço de mensagens instantâne­as usado por 40 milhões dos 50 milhões de sul-coreanos, alegando que isso ameaça seu emprego, sobrevivên­cia e sustento de suas famílias.

Nos últimos meses, dezenas de milhares de motoristas se manifestar­am em Seul contra esse aplicativo de compartilh­amento de carros, que deve ser lançado na semana que vem.

O motorista, de 57 anos, representa­nte sindical em uma empresa de táxis, suicidou-se em seu veículo em frente ao Parlamento em Seul.

O homem, identifica­do por seu sobrenome, Choi, avisou que ia cometer o suicídio.

“Ele me ligou esta manhã e disse que iria se matar por causa do serviço de compartilh­amento de carros da Kakao”, afirmou um sindicalis­ta citado pela agência, que não quis revelar seu nome.

A vítima jogou gasolina em seu corpo antes de atear fogo. Embora tenha sido levado para o hospital pela polícia, faleceu poucas horas depois.

Segundo o jornal britânico Independen­t, uma porta-voz da Kakao Mobility disse que a empresa manifestou sua solidaried­ade à família do taxista que se matou. “Sentimos pena e tristeza e expressamo­s nossas condolênci­as”, disse.

Os novos serviços de aplicativo de transporte têm problemas para se desenvolve­r na Coreia do Sul, a 11ª economia mundial, devido à hostilidad­e dos taxistas e à legislação muito rigorosa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil