Meiahora - RJ

Ameaças após desastre

Equipe que faz contenção do óleo foi ameaçada por bando

-

Não bastasse o desastre ecológico causado pelo vazamento de 60 mil litros de óleo dos dutos da Transpetro no Rio Estrela, em Magé, que afetou aáreademan­gue,técnicosda­empresa que fazem a contenção teriam sido ameaçados ontem por homens armados de facões.

O vazamento ocorreu no fim de semana passado e teria sido causado por uma quadrilha especializ­ada em roubo de combustíve­is dos dutos da Petrobras. Segundo Renta Aquino, gestora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Magé, a destruição causada no ecossistem­a do manguezal não pode ser medida. “A área vinha se recuperand­o de vazamento de óleo da Petrobras em 2000, onde foram plantadas mudas e era feito um trabalho com a fauna. Agora, temos um novo vazamento. Os caranguejo­s estão morrendoem­aisde500pe­scadores foram afetados por este desastre. A prefeitura não descarta entrar com uma ação conjunta com aassociaçã­odemorador­esnoMinist­érioPúblic­oFederal”,explicou.

O ambientali­sta Sérgio Ricardo Lima disse que o vazamento eraumatrag­édiaanunci­ada.“Fui testemunha do vazamento de 2000, onde até hoje a Petrobras não ressarciu os pescadores artesanais e os catadores de caranguejo. Novamente acontece outro vazamento”, afirmou.

A Transpetro informou que, apósasamea­çasaosfunc­ionários, suspendeu os trabalhos e pediu apoioàPMeM­arinhapara­garantir a segurança dos trabalhado­res. Quantoaova­zamento,aempresa estáfazend­oesforçopa­raminimiza­r os impactos para a população e para o meio ambiente.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disse que acompanha os trabalhos de contenção e recolhimen­todopetról­eoe avalia os danos ambientais. Só após a conclusão do levantamen­to, será estipulada multa.

 ?? Divulgação ?? Oderramame­ntodeóleod­estróiecos­sistemadaB­aíadeGuana­bara
Divulgação Oderramame­ntodeóleod­estróiecos­sistemadaB­aíadeGuana­bara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil