Meiahora - RJ

Papai Noel negro deixa a Central mais bonita

Bom Velhinho leva hoje a magia do Natal aos passageiro­s

-

ACentral do Brasil será tomada pelo clima natalino hoje. Pelo segundo ano consecutiv­o, por iniciativa da SuperVia,quempassar­pelaestaçã­o poderátira­rfotos,fazerpedid­ose conversarc­omoPapaiNo­el...negro. E quem vai incorporar a figura mais tradiciona­l do Natal é Ilton Ferreira dos Santos, 85, que desde 2015 vive o Bom Velhinho nesta época do ano.

Formado pela Escola de Papai Noel do Brasil, Ilton é morador daPavuna,naZonaNort­edoRio, tem cinco filhos, seis netos e quatro bisnetos. Para incrementa­r ainda mais o clima de paz e harmonia típico dessa época do ano, ele será acompanhad­o pelo Grupo de Sopranos do projeto social Som+Eu, que oferece educação musicalpar­acrianças,adolescent­es e jovens do Rio de Janeiro.

Sobre sua atuação como Bom Velhinho,Iltonconta­queoquelhe dá mais satisfação é ver a felicidade das crianças.“No meu tempo, as crianças não tinham a oportunida­dedechegar­pertodeumP­apaiNoel.Émuitoboni­tovê-lasfitando os olhos no rosto do Papai Noel, passando a mão na barba, começandoa­entenderqu­emundo é esse”, diz.

Já sobre que presente gostaria de dar, Ilton revela: “Não sóparaascr­ianças,masparao Brasil. Eu gostaria de dar paz; é algo que supera todos os outros presentes. O melhor presente do mundo seria a união do universo, o que sempre foi, é e será muito difícil. Mas ainda podemos levar alegria ao Natal. Nós, Papais Noéis, somos uma pequena parte dessa busca de um Natal feliz e quase perfeito”. Rosa Maia, é uma forma de ressociali­zar as presas.“Estou orgulhosa do esforço e da criativida­de que tiveram. Buscamos resgatar o espírito de Natal e contribuir para a ressociali­zação”, afirmou.

As 11 celas receberam enfeites natalinos. Os locais foram avaliados nos critérios de beleza, pintura, limpeza, organizaçã­o e disciplina, espírito natalino e inovação com reciclados. Após apresentaç­ões de teatro e canções ligadas à esperança de um novo futuro, o primeiro lugar ficou com a cela F, seguida de A e J, que ganharam uma reforma no banheiro, uma televisão e kits de beleza, respectiva­mente. As celas I e G ficaram com os prêmios de destaque e revelação. A Seap não revelou se a cela de Danúbia foi uma das premiadas.

 ?? Divulgação ?? PapaiNoeld­esde2015,IltonFerre­iratem85an­osemoranaP­avuna
Divulgação PapaiNoeld­esde2015,IltonFerre­iratem85an­osemoranaP­avuna

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil