Meiahora - RJ

Depressão em foco

Site ajuda a conscienti­zar sobre o problema

-

‘Preciso de Ajuda’.

“Ao selecionar a opção ‘Quero Ajudar’, a pessoa é direcionad­a para uma página com conteúdos específico­s sobre as maneiras mais pertinente­s de auxiliar quem tem depressão e precisa de ajuda, evidencian­do a importânci­a de calçar os sapatos do outro para ver a situação sob a perspectiv­a de quem sofre com a doença. Em‘Preciso de Ajuda’a pessoa é direcionad­a à área com conteúdos específico­s e embasados cientifica­mente sobre a depressão: sintomas, causas, como lidar, e, o mais importante, como fazer para pedir ajuda”, detalha Carlos Aguiar, diretor da Medley.

Naplatafor­matambémfi­carão disponívei­s os podcasts gravados durante a turnê do Coletivo #PodeContar, primeiro coletivo de pessoas dispostas a mudar o cenário da depressão no Brasil, composto por influencia­dores digitais e especialis­tas. O coletivo passou pelas cidades de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, com debates gratuitos e abertos ao público.

O acesso à página é totalmente gratuito e pode ser feito sem a necessidad­e de nenhum tipo de cadastro.

Pelo menos 28 pessoas ficaram feridas, entre elas um bebê de seis meses e uma criança de 7 anos, depois do descarrila­mento de um bonde elétrico no bairro da Lapa, em Lisboa, Portugal, sexta-feira à noite.

Testemunha­s contaram à BBC Brasil que o veículo, que ficou totalmente destruído, não conseguiu fazer uma curva e acabou capotando.

Autoridade­s informaram que os feridos foram levados para hospitais da região e que nenhum deles está em estado grave. De acordo com o canal português TVI 24, as vítimas sofreram escoriaçõe­s no rosto, nos olhos e no peito.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa esteve no local do acidente. Ele elogiou a rapidez com a qual os serviços de socorro chegaram ao local para atender os feridos.

Uma testemunha contou ao jornal português Publico ter ouvido um estrondo e, então, as pessoas começaram a gritar desesperad­as.

Empresa lamenta

A empresa que opera os bondes elétricos da cidade, Carris, disse que investigar­á as causas do acidente.“A Carris lamenta profundame­nte o que aconteceu. Já foi pedido para fazer um inquérito minucioso para descobrir as razões que levaram a este acidente”, afirmou o presidente da empresa, Tiago Farias.

Os bondes elétricos começaram a circular na cidade no Século 18 e se tornaram uma atração turística da capital. Lisboa conta com 11 linhas feitas por esses veículos. Mais de um milhão de pessoas circulam através do sistema todos os anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil