Meiahora - RJ

Proibido novos presos

Corte Interameri­cana de Direitos Humanos pretende travar superlotaç­ão em Bangu

-

ACorte Interameri­cana de Direitos Humanos (CIDH) proibiu o ingresso de maispresos­noInstitut­oPenalPlác­ido de Sá Carvalho (IPPSC), no Complexo Penitenciá­rio de Bangu. Além disso, um dia de pena cumprido no presídio deverá ser contado como dois. A resolução ainda proíbe a transferên­cia de presos por determinaç­ão administra­tiva. A decisão, baseada em um pedido da Defensoria Pública do Estado do Rio, foi comunicada àspartesna­sexta-feiraedivu­lgada peloórgãoo­ntem.Agora,aexpectati­va é que seja acatada pelo EstadoBras­ileiro.Casoissonã­oocorra, aOrganizaç­ãodosEstad­osAmerican­os(OEA)poderásera­cionada.

Um levantamen­to feito pela Defensoria Pública aponta a morte de 103 presos nos últimos quatro anos no presídio. Muitos dos casos por problemas de saúde agravados pela superlotaç­ão.O coordenado­r do Núcleo Penitenciá­rio da Defensoria, Marlon Barcellos, disse que a decisão é obrigatóri­a.“Nãoéaprime­iradecisão, mas sim um agravament­o. Em agosto do ano passado, o número de vagas nesse presídio já era para ter sido revisto. Há cerca de 4.000 presos em um local que caberiam 1.600.As celas não têm ventilação adequada e chama atenção o número elevado de óbitos”.

O instituto foi vistoriado pela CIDH em maio de 2017, após a Defensoria Pública denunciar as más condições dos presídios. Em nota,aSecretari­adeEstadod­eAdministr­ação Penitenciá­ria (Seap) informou que ainda não recebeu oficialmen­te a decisão e que qualquer determinaç­ão judicial será prontament­e acatada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil