Meiahora - RJ

Mil pistolas de eletrochoq­ue

Guarda Municipal recebe arma não letal que dispara dois dardos que imobilizam alvo

-

Oprefeito Marcelo Crivella entregou as primeiras mil pistolas de eletrochoq­ue para guardas municipais ontem. Em outubro, a Guarda Municipal (GM-Rio) firmou um contrato para ter duas mil unidades desta arma de baixa letalidade, no valor total de R$ 9,4 milhões. O restante delas será entregue sob demanda,no decorrer do ano que vem.A pistola,modeloSpar­kZ2.0,dispara dois dardos capazes de neutraliza­r a pessoa.

“Euesperoqu­esejasempr­eum instrument­odepersuas­ão.Aspessoas aos verem, se comportem. É assim que todos os países fazem seus arsenais. Espero que nunca seja usada, mas se for necessária, que seja usada para o bem da população”, disse Crivella.

Do efetivo de 7.300, 3.474 guardas estão capacitado­s a usar instrument­os de menor potencial ofensivo (IMPO), incluindo apistolade­eletrochoq­ue,segundo a GM-Rio.A Guarda utiliza, também, lançadores de balas de borrachaed­eemissãode­gáslacrimo­gêneo, e granadas de efeito moral.

Os guardas municipais do Rio usaram armas de eletrochoq­ue entre 2009 e 2013, quando a Justiça aceitou uma liminar proposta pelo Ministério Público para vetar o uso. Essa liminar foi derrubadae­mabrildest­eano.Deacordo com a GM-Rio, foram efetuados somente três disparos fora de treinament­o, sem registro de dano, enquantoas­pistolasfo­ramusadas.

‘SE FOR NECESSáRIA,

QUE SEJA USADA PARA

O BEM DA POPULAçãO’

 ?? PREFEITURA DO RIO / DIVULGAçãO ?? Os agentes fazem a demonstraç­ão do uso da pistola Spark Z 2.0
PREFEITURA DO RIO / DIVULGAçãO Os agentes fazem a demonstraç­ão do uso da pistola Spark Z 2.0

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil