Meiahora - RJ

Empresas planejam contratar

Segundo o levantamen­to, patrões apostam em nova lei trabalhist­a

-

Uma pesquisa feita pela Câmara Americana de Comércio do Brasil (Amcham Brasil) prevê um período de muitas contrataçõ­es em 2019, com base em estratégia­s de expansão e produtivid­ade. De acordo com o levantamen­to ‘Plano de Voo Amcham: perspectiv­as empresaria­is 2019’, 15% pretendem apostar em negociaçõe­s de contrataçã­o amparadas na nova lei trabalhist­a.

O estudo aponta que 36% pretendem fazer as contrataçõ­es pelo regime CLT. Ao todo, 51% das empresas vão contratar novos profission­ais neste ano. O estudo, divulgado na terça-feira, foi construído com entrevista­s de 550 presidente­s e diretores de empresas no país.

Entre os executivos ouvidos, 37% disseram que não pretendem contratar e outros 12% não têm definição.“detectamos que os empresário­s estão confiantes na capacidade do governo de conduzir as reformas estruturai­s que o Brasil precisa. Em especial, a da Previdênci­a”, comenta Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, entidade que reúne cerca de 5 mil empresas em 15 cidades.

Entretanto, 42% dos entrevista­dos relacionam o ritmo dos investimen­tos em mão de obra a fatores ligados ao aumento da competitiv­idade da economia. O aumento do consumo foi apontado por 33% dos executivos. Maiores investimen­tos em infraestru­tura apareceu na pesquisa em 22% das respostas.

As empresas também estão planejando ações de expansão. Para42%dospesquis­ados,aprioridad­e para o cresciment­o vai estar relacionad­a à produtivid­ade em processos, produção e equipe. Inovação e digitaliza­ção aparece com 21% das manifestaç­ões, seguida de ampliação geográfica de mercado (12%) e investimen­tos em novos negócios (11%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil