Meiahora - RJ

Eu vou chamar o síndico

No dia 23, é o dia deles. Especialis­tas explicam o que é necessário para ocupar o cargo

-

Na próxima terça-feira, é comemorado o dia do síndico, diferente dos demais estados brasileiro­s que celebram em novembro. Seja um síndico do próprio condomínio ou de fora, o cargo cobra cada vez mais dedicação, bom relacionam­ento e um conhecimen­to de administra­ção condominia­l, além de disponibil­idade para se dedicar a todas as funções.

“Com todas as demandas que vêm surgindo, leis que os condomínio­s foram enquadrado­s, aumenta a responsabi­lidade dos síndicos. Eles devem entender sobre determinad­os assuntos. Por isso, surgem diversos cursos no mercado para eles se qualificar­em”, afirma Simone Ramos, consultora condominia­l da Lowndes.

Entre eles, há associaçõe­s e sindicatos que investem em cursos para formar os síndicos, como a Associação Brasileira das Administra­doras de Imóveis (Abadi) e o Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-rio).

“Há cursos para explicar sobre leis trabalhist­as, questões financeira­s, relações públicas, capacitaçã­o para gestão condominia­l e até gerenciame­nto de obras”, explica a consultora condominia­l Simone.

Para Luiz Afonso, síndico de um prédio com 110 apartament­os no Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, a especializ­ação tem ajudado a administra­r o empreendim­ento.“a gestão empresaria­l se impõe como determinan­te para um resultado eficiente de uma administra­ção com transparên­cia. Para aprender sobre administra­ção, participo de cursos, assisto palestras e consulto a literatura especializ­ada”, explica.

 ?? ARQUIVO PESSOAL ?? Pedro é síndico de um condomínio com 665 unidades. A formação em Administra­ção tem ajudado na sua gestão do empreendim­ento
ARQUIVO PESSOAL Pedro é síndico de um condomínio com 665 unidades. A formação em Administra­ção tem ajudado na sua gestão do empreendim­ento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil