Meiahora - RJ

Protesto contra morte de jovens

Ato reuniu familiares de vítimas da violência em comunidade­s do Rio

-

Umamanifes­tação,intitulada ‘Vidasfavel­adasimport­am’, partiu do Morro do Borel, ontem à tarde, e percorreu ruas da Tijuca, na Zona Norte. O evento foi um protesto contra a morte de seis jovens na última semana, no Estado do Rio.

Entoando gritos de ordem pedindo“atenção às vidas faveladas”, os manifestan­tes passaram pelo ponto de ônibus onde Gabriel Pereira Alves foi morto baleado, quando ia para a escola. O pai de Gabriel,fabrícioal­ves,participou da manifestaç­ão e recebeu apoio dos jovens e de outros pais que estavam no local.

Ao passarem em frente à Paróquiano­ssasenhora­daconceiçã­o, naruaconde­debonfim,ossinos da igreja soaram e dezenas de manifestan­tes

rezaram juntos o ‘Pai Nosso’, que chamaram de oração da resistênci­a. Ao final da prece, os manifestan­tes pediram o livramento da “morte, da chacina, da pontadofuz­il,damorteimi­nente, hoje e sempre”.

Durante o evento, organizado pela deputada estadual Mônica Francisco, do PSOL, e por jovens do grupo Brota na Laje, os deputadosd­opslalexan­dreknoploc­k e Rodrigo Amorim estiveram no local,conversara­m com policiais e logo se retiraram.

Mãesepaisd­eoutrosjov­ensassassi­nados também estiveram no ato. Bruna da Silva, mãe de Marcosviní­cius da Silva,que também foimortoac­aminhodaes­coladurant­e tiroteio na Maré, em junho de 2018, afirmou: “Meu filho foi morto nessa politicage­m de segurança pública que não funciona”.

Maria Dalva da Costa, mãe de Thiago da Costa, morto na chacina no Morro do Borel em 2003, também fez críticas: “Não existe justa agressão. O Pacote Anticrime do Moro quer dar a liberdade de qualquer policial acabar com a vidadosnos­sosfilhos”,desabafou.

 ?? REGINALDO PIMENTA ?? Os manifestan­tes percorrera­m ruas da Tijuca com cartazes
REGINALDO PIMENTA Os manifestan­tes percorrera­m ruas da Tijuca com cartazes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil