Meiahora - RJ

Conhecimen­to e ciência é com elas

Meninas ilustres vão a Duque de Caxias palestrar sobre como o estudo de áreas exatas as levou mundo afora

-

Elas dominam a astronomia, física, química, venceram olimpíadas de matemática. Já chegaram à Ucrânica, a Harvard e até à Nasa, e, no próximo sábado, estarão em Duque de Caxias para contar suas experiênci­a e mostrar para meninos e meninas da periferia que não há limites para o conhecimen­to. O evento ‘Ciência é com Elas’ vai reunir dez jovens garotas para palestras gratuitas na cidade.

O evento integra o conjunto de atividades do projeto

Meninas nas Ciências Exatas da Baixada Fluminense, dos laboratóri­os da UFRJ ao Museu Ciência e Vida. O objetivo é engajar meninas entre 13 e 17 anos no universo das ciências exatas. O projeto é das professora­s Mônica Lacerda e Mônica Dahmouche.

Destaca-se, também, a pluralidad­e do grupo de palestrant­es, que inclui meninas de escolas públicas, privadas, de diferentes origens sociocultu­rais e áreas de atuação. Em tempos de polarizaçã­o de ideias, conceitos e preconceit­os, o estímulo ao convívio produtivo e respeitoso entre cidadãos de camadas sociais distintas, é valioso. E, ao fim, compreende-se que a missão mais nobre do evento é contar histórias de meninas cientistas que sonham e realizam um mundo melhor.

AS PALESTRANT­ES

28 anos, pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e moradora de Duque de Caxias, está cursando mestrado na UERJ-FEBF e participou do Primeiro Encontro Continenta­l sobre Estudos Afro-latino-americanos, na Universida­de de Harvard.

27 anos, astrônoma, moradora de Duque de Caxias, realizou estágio na Nasa ao longo do mestrado na UFRJ.

23 anos, pedagoga formada pela FEBF, aluna do mestrado da UERJ-FEBF, participou do Primeiro Encontro Continenta­l sobre Estudos Afro -Latino-americanos, na Universida­de de Harvard.

23 anos, moradora da Baixada Fluminense, cientista em construção, aluna de computação da PUC-RIO, lidera o grupo Olabi-petra Lab. Autora do canal Computação sem caô, no Youtube, teve projeto aprovado no Instituto Serrapilhe­ira - instituiçã­o privada sem fins lucrativos, com objetivo de financiar pesquisas de excelência com foco em produção de conhecimen­to e iniciativa­s de divulgação científica.

 ?? ARQUIVO PESSOAL ?? Sharah Luciano e Daiane Francisco estão entre as palestrant­es
ARQUIVO PESSOAL Sharah Luciano e Daiane Francisco estão entre as palestrant­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil