Meiahora - RJ

Vazamento geral Falha no Denatran expõe dados de motoristas

- MARTHA IMENES

Uma falha no sistema de segurança da base de dados do Departamen­to Nacional de Trânsito (Denatran) deixou ‘à mostra’ informaçõe­s de nada mais nada menos que 78 milhões de pessoas, entre elas o presidente Jair Bolsonaro (PSL). A falha, descoberta por um pesquisado­r de segurança de dados, expôs não só motoristas, mas também donos de veículos que não têm habilitaçã­o. O dano não se pode medir, mas dados nas mãos de fraudadore­s e golpistas são um prato cheio. E como fazer se tiver os dados ‘vazados’?

Segundo o advogado criminalis­ta Marcos Espínola, as pessoas que tiverem seus dados violados podem mover uma ação de perdas e danos e danos morais contra o órgão.

A denúncia, veiculada inicialmen­te pelo site Olhar Digital, partiu de um pesquisado­r de segurança da informação que explorou a falha e descobriu, por meio de testes, a brecha — via Detran do Rio Grande do Norte — que dava acesso ao banco de dados completo dos Departamen­tos de Trânsito (Detrans) de todo o Brasil, que são ligados ao Denatran.

Procurado, o Detran-rj, que tem 5.634.336 habilitado­s no estado e uma frota de 7.228.221 veículos, dispõe de vários mecanismos de defesa da sua base de dados como forma de proteger os cidadãos. “Não exporemos todos os mecanismos, mas instalamos ferramenta­s de defesa, entre elas firewalls, controle de acesso, monitorame­nto proativo e sistema preventivo de intrusão”, informou o Detran-rj em nota. O Detran-rn, o Denatran e a Casa Civil, que trata dos assuntos da Presidênci­a, não respondera­m.

 ?? REPRODUÇÃO/OLHAR DIGITAL ?? Dados do presidente Bolsonaro teriam ‘vazado’ via Detran-rn
REPRODUÇÃO/OLHAR DIGITAL Dados do presidente Bolsonaro teriam ‘vazado’ via Detran-rn

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil