Meiahora - RJ

Um título que não dá orgulho

Moradores do Rio são os que mais perdem tempo no transporte público

-

Um levantamen­to feito pela Moovit, empresa especializ­ada em mobilidade urbana, aponta que o Rio de Janeiro é a cidade brasileira com maior tempo médio de deslocamen­to no transporte público. Pelo menos 11% dos deslocamen­tos feitos na capital duram mais de duas horas. Outros 36% levam, em média, até duas horas.

Além dos ônibus, o levantamen­to levou em consideraç­ão os deslocamen­tos feitos por meio de VLT, metrô, trem, barca, teleférico e plano inclinado. A capital aparece em 3 º lugar no ranking mundial, com média de 67 minutos. Só perde para Istambul, na Turquia ( 72 minutos); e para a Cidade do México ( 69 minutos). Outras duas cidades brasileira­s aparecem entre as dez principais apontadas pelo estudo: Recife e São Paulo.

Em ambas as capitais, o tempo de deslocamen­to médio é de 62 minutos. “Às vezes tem superlotaç­ão, depende do horário. Aí, a gente já chega cansado no serviço. No caso dos rodoviário­s, após passar por esses problemas para chegarmos à garagem e iniciar o dia de trabalho, ainda temos que enfrentar congestion­amento, vias em péssimas condições. É muito estresse”, desabafa Silva.

O levantamen­to da Moovit também registrou que o tempo médio de espera por um transporte público, no Rio, é de cerca de 17 minutos. “Aqui em Barra de Guaratiba só existe uma linha de ônibus. Os horários são incertos e não coincidem com o BRT, onde a espera acaba sendo muito grande”, reclama a balconista Ana Gouveia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil