Meiahora - RJ

Desrespeit­o geral

Domingo de sol teve praias lotadas e cercadinho­s irregulare­s na orla do Rio

-

Odomingo de sol no feriadão foi mais um dia de praias lotadas e desrespeit­o às regras de isolamento que ainda vigoram no Rio para combater a Covid- 19. As praias das zonas Sul e Oeste repletas de banhistas revelam que o carioca voltou à rotina normal. Na praia do Pepê, na Barra da Tijuca, os quiosques também estavam lotados. Em um deles, grades de ferro foram instaladas, invadindo parte do calçadão e uma faixa de areia para tornar privativa uma área que é pública.

Um homem que se apresentou como gerente de um dos estabeleci­mentos, confirmou que trata- se de um espaço público, mas disso que o ‘ cercadinho’ ilegal é para evitar aglomeraçã­o. “Não é um espaço privado, fizemos isso durante a pandemia para evitar a aglomeraçã­o”, disse à equipe do MEIA HORA. No local, dois funcionári­os, aparenteme­nte seguranças, impediam a entrada das pessoas, tanto pelo calçadão, como pela areia.

“É um absurdo isso, não estamos falando de um local privado. Então, por que não podemos entrar ou passar por aqui? Perguntei mas não me explicaram”, indagou uma banhista que teve a passagem impedida. Outra contou que a explicação era que apenas sócios podiam entrar. “Como assim sócios? Estamos na praia, a areia e o calçadão são públicos”, revoltou- se. Segundo frequentad­ores, para acessar a área restrita em alguns quiosques é preciso pagar até R$ 1 mil.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública ( Seop) informou que, em caso de irregulari­dades, os quiosques podem ser multados, interditad­os e até sofrer a cassação do alvará. A prefeitura disse que no sábado, 61 quiosques foram fiscalizad­os na Zona Oeste três multas aplicadas.

 ?? FOTOS: RICARDO CASSIANO ?? O cercadinho na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, e a areia tomada por milhares de banhistas ( detalhe)
FOTOS: RICARDO CASSIANO O cercadinho na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, e a areia tomada por milhares de banhistas ( detalhe)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil