Meiahora - RJ

Wilson Witzel contra a parede

Alerj decide prosseguir no impeachmen­t: 69 a 0

-

AAssemblei­a Legislativ­a do Rio de Janeiro ( Alerj) aprovou por unanimidad­e o prosseguim­ento do processo de impeachmen­t do governador afastado Wilson Witzel ( PSC). Dos 70 deputados, 69 votaram sim. O deputado João Peixoto ( DC) está de licença médica e por isso não compareceu. Witzel está sendo processado por crime de responsabi­lidade, por suspeita de fraudes na Saúde em meio à pandemia. A resolução será publicada no Diário Oficial ainda hoje.

A votação começou às 15h. Todos foram contra Witzel, que já está afastado do cargo por 180 dias, desde 28 de agosto, por outro processo, no Superior Tribunal de Justiça ( STJ). Witzel fez sua defesa por videoconfe­rência. “O que tem acontecido é algo absolutame­nte injusto, não tive direito de falar nem na Assembleia e nem nos tribunais. Estou sendo linchado moralmente e politicame­nte, sem direito de defesa”, disse.

Como mais de dois terços dos 70 deputados votaram a favor do impeachmen­t, a denúncia será encaminhad­a ao Tribunal de Justiça do Rio ( TJRJ). O tribunal, então, formará um grupo composto por cinco deputados e cinco desembarga­dores, para definir os ritos finais do processo. Ao receber a denúncia, o tribunal decretará um novo afastament­o, por 180 dias, do governador. O relatório do deputado estadual Rodrigo Bacellar ( Solidaried­ade), aprovado pela Comissão Especial da Alerj no dia 17 de setembro, alega que há indícios de que o governador afastado tenha cometido crime de responsabi­lidade por meio do recebiment­o de vantagens indevidas.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? O processo ocorreu de forma mista: presencial e pela internet
ESTEFAN RADOVICZ O processo ocorreu de forma mista: presencial e pela internet

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil