Saú­de rou­ba­da Se­cre­tá­ria pre­sa por des­vio de R$ 9 mi­lhões do SUS

Meiahora - RJ - - GERAL -

Ase­cre­tá­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de de Magé, na Bai­xa­da Flu­mi­nen­se, Ca­ri­ne Ta­va­res, foi pre­sa on­tem, du­ran­te a Ope­ra­ção Gar­ro­te, da Po­lí­cia Fe­de­ral, con­tra des­vi­os de mais de R$ 9 mi­lhões do Sis­te­ma Úni­co de Saú­de ( SUS) no mu­ni­cí­pio. Além da se­cre­tá­ria, ou­tra pes­soa, que não te­ve o no­me re­ve­la­do, foi pre­sa na ação.

Os po­li­ci­ais tam­bém cum­pri­ram se­te man­da­dos de bus­ca e apre­en­são na Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de, na Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res e ou­tros en­de­re­ços li­ga­dos aos acu­sa­dos.

De acor­do com as in­ves­ti­ga­ções, os des­vi­os en­vol­vem o la­bo­ra­tó­rio Cme­lab, que se­ria do ve­re­a­dor Cle­vi­nho Vi­dal ( PRTB). O Cme­lab foi con­tra­ta­do pe­la Pre­fei­tu­ra de Magé pa­ra a re­a­li­za­ção de exa­mes.

Se­gun­do a PF, fo­ram iden­ti­fi­ca­das di­ver­sas ir­re­gu­la­ri­da­des, co­mo di­re­ci­o­na­men­to e frau­des no pro­ces­so de li­ci­ta­ção.

Os man­da­dos fo­ram ex­pe­di­dos pe­la 1 ª Va­ra Fe­de­ral Cri­mi­nal do Rio e cum­pri­dos por 40 po­li­ci­ais fe­de­rais, com par­ti­ci­pa­ção do De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de Au­di­to­ria do SUS ( De­na­sus).

O no­me da ope­ra­ção, Gar­ro­te, é uma prá­ti­ca uti­li­za­da pa­ra es­tan­car san­gra­men­tos e foi es­co­lhi­do em alu­são ao fim da san­gria dos co­fres pú­bli­cos da Saú­de.

Se­gun­do o de­le­ga­do Pe­dro Blo­om­fi­eld, da de­le­ga­cia da PF em Ni­te­rói, que co­or­de­nou a ope­ra­ção, o es­que­ma de des­vi­os no SUS em Magé exis­tia des­de 2016.

Em no­ta, a Pre­fei­tu­ra de Magé in­for­mou que fi­cou sa­ben­do da ope­ra­ção na ma­nhã de quin­ta- fei­ra e que, por is­so, ain­da apu­ra os fa­tos di­vul­ga­dos. Os de­mais ci­ta­dos na ma­té­ria fo­ram pro­cu­ra­dos mas, até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção, não ha­vi­am se pro­nun­ci­a­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.