Meiahora - RJ

Secretário cria da CDD

Salvino Oliveira Barbosa, de 22 anos, quer garantir direitos básicos para os jovens

-

Um dos novos secretário­s escolhidos pelo prefeito eleito Eduardo Paes é o jovem Salvino Oliveira Barbosa, de 22 anos, nomeado secretário de Juventude. “Pensar a juventude, é necessaria­mente, pensar a saúde dos jovens, a educação, pensar como garantir que a juventude carioca tenha acesso aos direitos básicos, a uma vida digna e como construir uma outra visão de cidade.

Salvino explica que isso não significa focar apenas nos jovens da periferia. “A secretaria é para o município inteiro. Claro que vamos dialogar com todos os setores da juventude, mas entendendo que existem setores mais vulnerávei­s. Jovens de periferia estão numa situação de vulnerabil­idade muito maior do que nas outras regiões da cidade”, afirma.

O novo secretário da Juventude é nascido e criado na Cidade de Deus, na Zona Oste, estudou no Colégio Pedro II, em Botafogo, na Zona Sul, e conta que o trânsito diário entre as duas regiões o levou a conhecer as desigualda­des do Rio. “Isso sempre me trouxe uma inquietude muito grande, me fez ter uma vida política muito jovem. Decidi fazer Gestão Pública, na UFRJ, para retornar pra sociedade tudo o que me deram, inclusive, pensando que o Pedro II é um colégio público de muita excelência”, explica Salvino, que é professor de História em um pré- vestibular comunitári­o. “Hoje faço parte do Perifa Connection, uma iniciativa comunitári­a de jovens de favela. Mas, de estagiário da Defensoria, fui assessor do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania ( CESEC) passei um ano lá e depois voltei para a Defensoria.

 ?? REPRODUÇÃO TWITTER ?? “Pensar na juventude é pensar na saúde do jovem e garantir acesso a uma vida digna”, diz Salvino
REPRODUÇÃO TWITTER “Pensar na juventude é pensar na saúde do jovem e garantir acesso a uma vida digna”, diz Salvino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil