Meiahora - RJ

Sinal de alerta

Rio tem 92% dos leitos de UTI ocupados. Pacientes já recorrem à Justiça

-

Ataxa de ocupação de leitos de UTI na rede SUS da capital é de 92% e a de enfermaria chega a 88%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio ( SMS). Na fila de espera, 394 pessoas aguardam por realocação em leitos. Na rede estadual, a lotação está em 63% nos leitos de enfermaria e 82% nos de UTI. Com esse aumento em todo o estado e poucos leitos disponívei­s, muitas pessoas têm recorrido à Justiça para conseguir uma vaga em uma UTI.

Só em novembro, durante o plantão noturno da Defensoria Pública do Rio, foram 36 ações judiciais com pedidos de transferên­cia para unidades hospitalar­es dedicadas à Covid- 19. Esse número é o dobro do registrado em outubro. O último dado atualizado, de 1 º ao dia 5 de dezembro, mostra que já foram registrada­s nove ações por leitos.

Das 394 pessoas que aguardam por uma vaga na rede municipal, 198 são para UTI. O município, de acordo com a SMS, tem cerca de 700 pacientes internados, sendo 276 em UTI.

No estado, o alerta também foi ligado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde ( SES), já há uma fila de 472 pessoas aguardando por transferên­cia para leitos de internação — 220 para enfermaria e 252 para UTI. Esses pacientes podem ser regulados para as redes municipal, estadual ou federal.

Apesar desse cenário preocupant­e, prefeitura e governo do estado não sinalizam um endurecime­nto nas medidas de restrição. A Prefeitura do Rio disse apenas que, a partir de parceria com o Governo do Estado, abrirá na rede municipal mais 220 leitos dedicados ao tratamento da doença.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? No estado, há uma fila de 472 pessoas aguardando por transferên­cia para leitos de internação
DIVULGAÇÃO No estado, há uma fila de 472 pessoas aguardando por transferên­cia para leitos de internação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil