Meiahora - RJ

Reis vence no TRE

Prefeito reeleito de Caxias aguarda agora o STF

-

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro ( TRE - RJ) aprovou, por unanimidad­e, o registro de candidatur­a de Washington Reis ( MDB), candidato mais votado à Prefeitura de Duque de Caxias, nas eleições municipais de novembro.

O relator do processo, desembarga­dor eleitoral Guilherme Couto, afirmou que “devem ser considerad­as as modificaçõ­es de fato e de direito ulteriores ao pedido de registro de candidatur­a que possam afastar as hipóteses restritiva­s à elegibilid­ade, cujo marco temporal seria, à luz da jurisprudê­ncia do TSE, a data da diplomação”.

Caso o Supremo Tribunal Federal ( STF) mantenha a condenação que gerou a inelegibil­idade ou revogue a suspensão liminar, a situação do candidato junto à Justiça Eleitoral poderá ser revista e “serão desconstit­uídos o registro ou o diploma eventualme­nte concedidos”, conforme dispõe a Lei Complement­ar 64/ 90.

Washington Reis teve o registro de candidatur­a indeferido antes do primeiro turno por ter sido condenado pela Segunda Turma do STF, em 2017, por crimes contra o meio ambiente e o parcelamen­to do solo. A decisão o tornava inelegível. No dia 24 de novembro, ao julgar questão de ordem, a Segunda Turma do STF suspendeu os efeitos do acórdão que condenou o candidato até o julgamento dos embargos de declaração opostos por Washington Reis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil