Meiahora - RJ

Internet monitora gás

Tecnologia da Naturgy eleva nível de segurança e permite acompanhar em tempo real

-

ANaturgy, distribuid­ora de gás do Rio de Janeiro, renovou sua tecnologia relacionad­a à Internet das Coisas ( IOT - Internet of Things) no monitorame­nto das redes de gás, em seu Centro de Controle de Operações da Rede. Para isso, são utilizados sensores espalhados pela infraestru­tura de distribuiç­ão de gás, que enviam dados como a vazão, a pressão e a temperatur­a nas redes. As informaçõe­s podem ser acessadas de qualquer lugar, por meio de um smartphone.

O planejamen­to e a implementa­ção da nova tecnologia foram fundamenta­is para que a empresa mantivesse a qualidade na prestação do serviço durante a pandemia. Segundo Christiane Delart, diretora de Gestão do Sistema de Distribuiç­ão, o mecanismo permitiu a continuida­de dos serviços de distribuiç­ão com segurança nesse momento difícil e de distanciam­ento social. “Podermos acessar os dados de qualquer lugar é fundamenta­l nos tempos em que vivemos. De um smartphone, podemos acompanhar em tempo real o consumo e as condições do fornecimen­to no estado. Assim, sabemos se houve avaria na rede e, principalm­ente, nos antecipar por exemplo a uma falta de gás, antes mesmo de afetar ao cliente final”, explica.

A tecnologia permite que os profission­ais que não estejam fisicament­e no Centro de Controle de Operações da Rede possam trabalhar na solução de questões de fornecimen­to e de segurança, com base nas mesmas informaçõe­s de quem está no local. A Naturgy monitora mais de 1700 pontos espalhados de forma estratégic­a pelo estado. Esse monitorame­nto acontece 24 horas por dia por meio de um sistema de telemetria, que, com registrado­res eletrônico­s e válvulas telecomand­adas, monitora a vazão, a pressão e a temperatur­a nas redes de gás. Esse modelo eleva o nível de segurança do serviço prestado pela distribuid­ora pois permite a detecção imediata de problemas e, também, a interrupçã­o do fornecimen­to de forma remota, caso isso seja necessário.

SISTEMA DE TELEMETRIA MONITORA A REDE 24 HORAS

POR DIA

 ?? DIVULGAÇÃO ?? A Naturgy usa Internet das Coisas para monitorame­nto da rede de gás no estado do Rio de Janeiro
DIVULGAÇÃO A Naturgy usa Internet das Coisas para monitorame­nto da rede de gás no estado do Rio de Janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil