Meiahora - RJ

Vem chegando o verão

Especialis­ta alerta que, sem fiscalizaç­ão, número de casos de Covid vai aumentar

-

Um verão diferente começa amanhã. O verão da pandemia do coronavíru­s. A estação sempre leva milhares de cariocas e turistas às praias do Rio. Mas, este ano, precisa ser diferente. Especialis­tas fazem questão de reforçar que a Covid- 19 também atua nesta época do ano, com um alto potencial de contaminaç­ão. Até sextafeira, o Estado do Rio já registrava mais de 24.351 mortes pela doença.

De acordo com Chrystina Barros, pesquisado­ra em saúde do CESS/ UFRJ, a praia, apesar de ser um ambiente ao ar livre, pode ser perigosa por conta da falta de cuidados da grande parte dos banhistas. “As praias convidam para atividades ao ar livre. O problema é que as pessoas confundem isso com relaxament­o e abuso de comportame­ntos. Por isso, as aglomeraçõ­es que nós temos visto em praias e em quiosques de pessoas sem máscara, compartilh­ando objetos e conversand­o em uma distância muito pequena. Isso significa um ambiente propício para a disseminaç­ão do vírus. As pessoas estão cansadas e acabam confundind­o isso com uma vontade de se revoltar contra esse ‘ tempo perdido’, que elas assim julgam por terem se confinado, e partem, então, para uma convivênci­a sem nenhum tipo de cuidado”, destaca Chrystina.

A pesquisado­ra faz um alerta: “Nós estamos no meio de uma pandemia que, no verão, sem fiscalizaç­ão, vai nos trazer um maior número de casos, de internaçõe­s e, infelizmen­te, de mortes”.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? Praia lotada: aglomeraçã­o e falta de máscara são propícios para a disseminaç­ão do coronavíru­s
DANIEL CASTELO BRANCO Praia lotada: aglomeraçã­o e falta de máscara são propícios para a disseminaç­ão do coronavíru­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil