Meiahora - RJ

Números assustador­es

Só no Natal houve seis feminicídi­os no país. Violência contra a mulher é grave no Rio

-

Ocaso recente da juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, de 45 anos, assassinad­a a facadas na véspera de Natal pelo ex- marido, o engenheiro Paulo José Arronenzi, na frente das filhas do casal, trouxe à tona um problema que perdura há muito tempo na sociedade brasileira: o feminicídi­o. Esse termo foi criado para indicar o assassinat­o de uma mulher, apenas pela condição dela ser mulher. Geralmente

sua motivação é por desprezo, ódio e também pelo sentimento de perda do controle sobre uma mulher, mentalidad­e em que seus parceiros a enxergam apenas como uma propriedad­e.

A Lei do Feminicídi­o, de 9 de março de 2015, qualifica o crime de homicídio quando ele é cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, incluindo- o no rol dos crimes hediondos.

Mesmo com avanços legais, ao menos seis mulheres foram vítimas de feminicídi­o durante o período do Natal. Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, de 45 anos, moradora de Niterói ( RJ); Thalia Ferraz, 23, de Jaraguá do Sul ( SC); Evelaine Aparecida Ricardo, 29, de Campo Largo ( PR); Loni Priebe de Almeida, 74, de Ibarama ( RS); Anna Paula Porfírio dos Santos, 45, de Recife ( PE); e Aline Arns, 38, de Forquilhin­ha ( SC).

São alguns exemplos de mulheres brasileira­s que tiveram suas vidas interrompi­das por conta da discrimina­ção.

Segundo o Dossiê Mulher 2020, publicado pelo Instituto de Segurança Pública, houve registros de 128.322 mulheres vítimas de violência em âmbito doméstico e familiar no estado do Rio de Janeiro em 2019, 6% a mais do que em 2018. Na prática, foram 10.694 vítimas por mês, 352 vítimas por dia ou 15 vítimas a cada hora. Isso quer dizer que uma a cada três mulheres vítimas no estado do Rio de Janeiro sofreu violência física em 2019. O levantamen­to também mostrou, que no geral, as vítimas de violência no âmbito doméstico e familiar são mulheres negras, com idades entre 30 e 59 anos. Os crimes na maior parte das vezes ocorrem dentro de uma residência e são praticados por alguma pessoa próxima.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil