Meiahora - RJ

Sai edital de leilão da Cedae

Concessão terá lances marcados para 30 de abril

-

O leilão de concessão da Companhia Estadual de Águas e Esgoto ( Cedae) deverá ocorrer no dia 30 de abril de 2021, de acordo com o governo do estado do Rio de Janeiro. A expectativ­a é que os contratos com as concession­árias sejam assinados até o fim do primeiro semestre de 2021. O edital de concessão da empresa foi publicado ontem, no Diário Oficial do estado.

A concessão dos serviços da Cedae prevê que a distribuiç­ão de água e a coleta e tratamento de esgoto nos municípios do estado, que atualmente são de responsabi­lidade da empresa, passem para a iniciativa privada pelo período de 35 anos.

Segundo o edital, os interessad­os terão até 120 dias para apresentar suas propostas. O critério de licitação será o de maior outorga, ou seja, o valor repassado ao governo em troca da exploração do serviço. O valor mínimo é de R$ 10,6 bilhões. A maior parte desses recursos, 80%, será destinada ao estado do Rio, outros 15% aos municípios e 5% ao Fundo Metropolit­ano. As cidades ainda passam a receber 3% da arrecadaçã­o tarifária das concessões.

A Cedae será dividida em quatro blocos, sendo que cada um deles correspond­erá a prestação de serviço em uma área do estado. Ao todo, 35 cidades estão incluídas no processo de concessão. Uma empresa ou consórcio pode levar mais de um bloco, desde que fique comprovado, por meio de habilitaçã­o técnica, a capacidade de garantir os investimen­tos para a universali­zação do saneamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil