Meiahora - RJ

Leve queda no desemprego

Em agosto- outubro, 14,1 milhões de pessoas procuravam trabalho

-

O desemprego no Brasil caiu de 14,6% no trimestre julho- setembro para 14,3% em agosto - outubro, após nove aumentos e três recordes históricos sucessivos provocados pela pandemia da Covid19. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a ( IBGE). O estudo aponta que a população ocupada ( 84,3 milhões de pessoas) subiu 2,8% ( mais 2,3 milhões) frente ao trimestre anterior. Mas caiu 10,4% ( menos 9,8 milhões) frente ao mesmo trimestre de 2019. O nível de ocupação ( 48,0%) subiu 0,9 pontos percentuai­s frente ao trimestre anterior e caiu 6,9 pontos contra o mesmo trimestre de 2019.

“A boa notícia é que os números mais uma vez mostraram recuperaçã­o. Então, pelo segundo mês consecutiv­o, vemos um cresciment­o no número de pessoas ocupadas, mas o impacto da pandemia foi muito severo. Nós estamos muito longe de recuperar o número de ocupações que tínhamos na pré- pandemia. O maior impacto ocorreu entre fevereiro e agosto”, avalia o economista e professor da pós- graduação do Ibmec, Thiago Moraes Moreira.

Em agosto- outubro, o Brasil contava com 14,1 milhões de pessoas em busca de trabalho, conforme informou o IBGE. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 2,7 pontos percentuai­s no índice, que na época estava em 11,6%, e de 1,7 milhão de pessoas inscritas na lista do desemprego.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil