Meiahora - RJ

‘ Não dá pra ficar de babá’

Paes promete restrições mais firmes se população não obedecer a regras sanitárias

-

APrefeitur­a do Rio divulgou, ontem, o primeiro Boletim Epidemioló­gico da Covid19, do novo Centro de Operações de Emergência­s – COE COVID19 RIO. segundo os dados, que serão atualizado­s semanalmen­te, às sextas- feiras, 25 bairros têm risco alto para o coronavíru­s, levando em conta óbitos e internaçõe­s. Outros oito bairros apresentam risco moderado para a doença. Até o momento, nenhuma área da cidade está com risco muito alto ou baixo para a Covid- 19.

“A cidade não é uma coisa só. Não dá para imaginar que a realidade de Santa Cruz é a mesma realidade do Leblon. As medidas tomadas a partir de hoje ( ontem) não serão mais necessaria­mente uniformes para toda a cidade”, explicou o prefeito Eduardo Paes ( DEM). “Se as pessoas não se comportare­m de forma adequada, e tiver uma situação de uma região administra­tiva com risco muito alto, tem a chance de fechar determinad­os comércios. Me refiro a toda a Zona Sul, Barra da Tijuca, Santa Cruz, Bangu, Anchieta. Se não se cuidarem, há a chance de ir para o risco muito alto”, disse.

“Numa situação de risco alto, nós temos uma série de restrições previstas para shoppings, boates e que são restrições que, hoje, por causa das confusões das regras, ou não são aplicadas, ou não são implementa­das. Ninguém entende absolutame­nte nada. Dada essa confusão, a gente publica na semana que vem essa resolução explicando para cada tipo de atividade comercial o que vai acontecer e nós passamos, a partir do boletim da próxima sexta, implementa­r essas medidas. Serão restrições bastante firmes. A prefeitura não tem condições de ficar de babá da população”, completou Paes.

Sobre a imunização da população carioca, o prefeito Eduardo Paes disse que o Rio está na expectativ­a de adquirir 3,3 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvi­da pelo Instituto Butantan, de São Paulo, com a farmacêuti­ca Sinovac, da China. Caso isso aconteça, a prefeitura pretende começar a vacinação no dia 25 de janeiro, a mesma data anunciada pelo estado vizinho. “A doença ainda está aí. Enquanto a vacina não vier, nós temos uma situação crítica. Peço a atenção de todos”, acrescento­u.

No domingo, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, divulgou o plano de imunização, que prevê cerca de 2,6 milhões de cariocas vacinados na primeira etapa, dividida em quatro grupos, com prioridade para idosos acima de 75 anos, trabalhado­res da Saúde, idosos em instituiçõ­es como asilos, na primeira fase.

 ?? DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO ?? Grande parte do território do município do Rio de Janeiro está com risco alto para a Covid- 19, de acordo com o mapa divulgado ontem
DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO Grande parte do território do município do Rio de Janeiro está com risco alto para a Covid- 19, de acordo com o mapa divulgado ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil