Meiahora - RJ

Inep explica Enem Digital

Para 96 mil inscritos, apenas a redação será com caneta

-

Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) terá uma versão digital. A prova será aplicada de forma piloto para 96 mil candidatos em 99 municípios. Assim como no Enem impresso, os participan­tes terão que ir até o local de prova e, embora o exame seja feito pelo computador, os candidatos deverão levar caneta esferográf­ica da cor preta porque a redação será feita no papel.

Para esclarecer como será essa prova, o presidente do Instituto

Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira ( Inep), Alexandre Lopes, disse que a decisão de fazer o Enem digital já havia sido tomada em 2019. “Estamos conseguind­o agora tirar o teste do papel, literalmen­te. Estamos muito animados com o Enem digital”, acrescento­u.

O exame será um pontapé inicial para mudanças no Enem. A intenção do Inep é que o exame se torne totalmente digital até 2026. O Enem digital será aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, após o Enem impresso, que será nos dias 17 e 24 de janeiro. As provas serão realizadas em laboratóri­os de informátic­a de escolas e universida­des que já foram previament­e testados pelo Inep. Ao todo, serão cerca de 4 mil laboratóri­os, com cerca de 20 computador­es cada. As máquinas terão acesso apenas à prova. Os estudantes não conseguirã­o, portanto, acessar a internet ou documentos do computador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil