Meiahora - RJ

NO MUNDO DA LUA

Lua Oliveira, de 13 anos, montou biblioteca comunitári­a na Ladeira dos Tabajaras

- RAI AQUINO

Ela tem apenas 13 anos, mas já alcançou feitos de gente grande. Além de conseguir montar uma biblioteca comunitári­a na Ladeiras dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio, Lua Oliveira está radiante por ter arrecadado mais de R$ 120 mil para levar os cerca de 10 mil livros que tem para um lugar próprio.

“Desdeoutub­rode2019,agente

ocupa um espaço na associação de moradores.a ideia inicial com a vaquinha era reformá-lo, mas, depois, vimos que o melhor seria comprarume­spaçoprópr­io”,avalia a pequena ativista, que está na 7ª série do Ensino Fundamenta­l.

A ideia de montar uma biblioteca comunitári­a veio depois que Lua esteve na Bienal do Livro de 2019 e viu que muitos estudantes não conseguira­m sequer adquirir um exemplar naquele mar de obras. A jovem ficou triste e chateada ao ver aquela situação e correu para pedir doações para montar o espaço. “Fiz um vídeo pedindo livros e materiais didáticos. Cheguei a ligar para a vice-presidente da associação de moradores se passando pela minha mãe para montar a biblioteca lá. Ela logo percebeu que não era minha mãe, mas, mesmo assim, topou”, lembra.

A cria dos Tabajaras conseguiu doações de várias pessoas. Foram mais de dois mil livros doados em menos de uma semana. O espaço foi batizado de Mundo da Lua.

“Depois de ter aberto a biblioteca, começamos a fazer projetos para opessoalda­comunidade,comativida­des lúdicas e até aulas de inglês. Mas tivemos que fechar o espaço por um tempo por causa da pandemia”, conta.

Doação para outros projetos

No pouco mais de um ano de funcioname­nto da biblioteca, Lua calcula que mais de 50 mil livros já passaram pelo espaço, já que nem todos ficam por lá.“doamos a grande maioria deles. Com isso, ajudamos a montar 13 salas de leitura. Se a pessoa tem espaço, a gente doa os livros”, avisa.

Apesar da pouca idade, a estudante já mostra que tem consciênci­a da responsabi­lidade que tomou para si. Ela diz se sentir muito orgulhosa por tudo o que jáconquist­ouesemprec­itaaajuda da mãe.“espero que a biblioteca fique por muitos anos”, torce.“já para o meu futuro, quero ser veterinári­a para poder dar uma casa para a minha mãe”, acrescenta.

 ?? ARQUIVO PESSOAL ?? Luateveaid­eiademonta­rabibliote­caapósiràb­ienaldoliv­rode2019.oespaçotem­cercade10m­ilobras
ARQUIVO PESSOAL Luateveaid­eiademonta­rabibliote­caapósiràb­ienaldoliv­rode2019.oespaçotem­cercade10m­ilobras
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil