Meiahora - RJ

Drama em Santa Cruz

Após incêndio que destruiu ocupação, desabrigad­os pedem aluguel social

-

Moradores desabrigad­os por um incêndio que destruiu a ocupação Jesuítas, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, na noite de quinta-feira, pediram ontem à prefeitura a garantia de que receberão aluguel social e rejeitaram ir para abrigos. Cerca de 250 famílias foram atingidas pelo fogo que tomou conta dos barracos. Mais de 150 pessoas estão abrigadas temporaria­mente no ginásio Miécimo da Silva, em Campo Grande.

A Secretaria de Assistênci­a Social ofereceu às famílias vagas em abrigos, o que foi rejeitao pela maioria. A secretária Laura Carneiro esteve ontem no local para coordenar as doações de roupas e quentinhas, que não paravam de chegar ao complexo esportivo.

“Eles querem levar a gente para abrigo, mas não sairemos daqui enquanto não tivermos aluguel social. Temos três anos de ocupação, três incêndios e sempre prometeram tirar a gente de lá. Crivella e Paes prometeram, mas não fizeram”, comentou Elias da Matta, que vivia com a esposa, Adriana, e outros cinco filhos, um deles de 1 ano, em um dos barracos da comunidade.

Adriana, que é camelô, não estava em casa no momento do incêndio, por volta das 19h. Foi o pai dela quem conseguiu acordar as crianças e tirá-las do fogo. Segundo os moradores, o fogo em um fio elétrico teria atingido um botijão de gás e causado o estrago.

A prefeitura planeja realizar novo cadastrame­nto para identifica­r aqueles que têm condições de ser abrigados por parentes ou amigos, e aqueles que não têm. Segundo o município,“quem não tiver para onde ir deverá inicialmen­te ser encaminhad­o aos equipament­os da prefeitura, que se esforçará para que todos fiquem juntos.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Donativos são separados em salas do Ginásio Miécimo da Silva
ESTEFAN RADOVICZ Donativos são separados em salas do Ginásio Miécimo da Silva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil