Meiahora - RJ

Amazonas à beira do caos

Justiça intima governo estadual a enviar oxigênio para o interior

-

Em meio ao colapso da saúde, com o agravament­o da pandemia da Covid-19, o governo do Amazonas orientou uma prefeitura do interior a abrir valas para enterrar seus mortos por não ter previsão de chegada de cilindros de oxigênio para fora da capital, Manaus. A orientação é citada pelo Ministério Público Estadual,que entrou com ação, ontem, para obrigar o governo estadual a enviar oxigênio para o município de Itacoatira, a 269 quilômetro­s de Manaus.

A Justiça já acatou o pedido, mas o governo depende de ajuda nacional.“Se o Estado não enviar o oxigênio a Itacoatiar­a-AM em quantidade suficiente, como já comprovado, teremos a morte de pelo menos 77 pessoas simultanea­mente por insuficiên­cia respiratór­ia,devido à falta do material”, afirmou o juiz RafaelAlme­ida Cró Brito, estabelece­ndo multa de R$ 20 mil por hora de atraso.

Segundo o MP, uma autoridade da Secretaria de Estado de Saúde,Cássio Espírito Santo,ofereceu câmeras frigorífic­as ao prefeito da cidade, Mário Jorge Abrahim, e o orientou a abrir valas no cemitério. Já em Manaus, houve, na sexta-feira,213 enterros,incluindo de vítimas da Covid-19, um recorde desde o início da pandemia.

Nenhum dos hospitais do interior tem leito de UTI.De acordo com a promotora de Itacoatiar­a, Marcelle Arruda, ontem havia 74 pacientes com Covid-19 no Hospital José Mendes,o único da cidade, recebendo oxigênio.

“Na sexta-feira, quatro foram a óbito porque faltou oxigênio e tememos que todos possam morrer entre hoje ( sábado) e amanhã ( domingo) se não chegar oxigênio”, disse. A demanda atual é de 150 cilindros por dia. Metade disso estava sendo usada ontem, o resto estava vazio.

 ?? MICHAEL DANTAS / AFP ?? Coveiros enterram corpos de mais vítimas da Covid-19 em Manaus
MICHAEL DANTAS / AFP Coveiros enterram corpos de mais vítimas da Covid-19 em Manaus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil