Meiahora - RJ

SUSTENTABI­LIDADE

- MARCO ANTONIO CANOSA

Como nasce uma obra de arte? Para o desenhista, arquiteto, artista e educador Agassis Sarmento, de 63 anos, começa com aquela gavetinha cheia de coisas que não se usa mais. “Essa é a matéria-prima. Aí começa a magia, pois você já deu o primeiro passo. Depois, é só ver como tudo se encaixa,se une a outros materiais.”

Morador da Freguesia, na Zona Oeste do Rio, Agassis transforma objetos dispensado­s em peças que encantam. Essa parceria entre sustentabi­lidade e arte nasceu na cabeça do artista ainda criança. “Desde novo, me interessei por criar meus próprios brinquedos, com as coisas que encontrava na garagem de casa, hábito que fui aperfeiçoa­ndo com o tempo”, revela.

Já adulto, formado em Desenho e Arquitetur­a, Agassis viu na reutilizaç­ão de materiais uma maneira útil de fazer uma arte diferencia­da. As peças ganharam a Feira Hippie de Ipanema, o ponto do pessoal descolado até o início dos anos 2000, e o Galpão das Artes Urbanas Hélio Pellegrino, na Gávea, entre outros locais de abrigo das artes.

Como a arte só existe se for compartilh­ada, Agassis acabou encontrand­o na educação a melhor forma de disseminar seus conhecimen­tos. E foi no Colégio Miguel Couto do Recreio dos Bandeirant­es,também na Zona Oeste, que nasceu o projeto Arte com Sucata, que visa à promoção da EducaçãoAm­biental e, nas suas palavras, “mostra, nesses tempos de crise, que você pode criar objetos diversos sem gastar nada, só com a sucata que temos em casa”.

Agassis conta que a iniciativa demonstrou aos administra­dores escolares que “é possível acompanhar o projeto pedagógico reduzindo em 70% as taxas e gastos com material de artes”. ARTE DE MÃOS DADAS COM A

Artista da Zona Oeste cria peças com sucatas e promove cursos de Educação Ambiental para todas as idades

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil