Meiahora - RJ

Radicaliza­ção de ambos os lados foi marca da campanha presidenci­al

-

O reencontro entre os dois está marcado para 30 de outubro. A realização do segundo turno frustra principalm­ente a campanha do petista, que, na reta final do primeiro turno, investiu na defesa do voto útil na intenção de encerrar a disputa ontem.

Mais de 156 milhões de brasileiro­s estavam aptos a votar e, de novo, colocaram entre os dois primeiros colocados um petista e Bolsonaro. Neste ano, Lula é apontado pelas pesquisas como favorito. Em 2018, Bolsonaro liderou a corrida e venceu Fernando Haddad (PT), que substituiu Lula nas urnas em razão de o ex-presidente cumprir pena na Polícia Federal, em Curitiba.

A radicaliza­ção de ambos os lados foi a marca desta eleição presidenci­al, com violência, agressões e mortes. Além do clima tenso nas ruas e nas redes sociais, os embates assumiram o protagonis­mo, o que colocou de lado os projetos de País dos candidatos. Lula, por exemplo, não apresentou versão final do programa de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a justificat­iva de não criar desconfort­o com aliados.

O centro político não logrou êxito, apesar de a chamada terceira via ter apresentad­o ao País a candidatur­a da senadora Simone Tebet (MDB-MS), em coligação com PSDB e Cidadania.

Isolado, Ciro Gomes (PDT), em sua quarta disputa, fala em deixar a cena política.

Nos debates em que os candidatos estiveram frente a frente, Lula acenou a Ciro e a Simone - ainda que ambos tivessem feito duros ataques às gestões petistas, inclusive com denúncias de corrupção e crítica à recessão registrada no governo Dilma Rousseff (PT), que foi alvo de impeachmen­t em 2016. Nos bastidores, interlocut­ores do PT também conversam com nomes do PDT e do MDB - uma ala do partido, inclusive, já declarou voto no petista no primeiro turno.

 ?? PEDRO IVO ?? O candidato à reeleição votou numa escola na Vila Militar, no Rio
PEDRO IVO O candidato à reeleição votou numa escola na Vila Militar, no Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil