Meiahora - RJ

Nossa gratidão ETERNA

Repórter que definiu o papel da mulher no jornalismo morre de câncer no Rio

-

Ajornalist­a Glória Maria morreu ontem de manhã de câncer. Ela estava internada no Hospital Copa Star, em Copacabana. “Em 2019, Glória foi diagnostic­ada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterap­ia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicam­ente, inicialmen­te também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmen­te, deixou de fazer efeito nos últimos dias”, diz a emissora em nota.

Ela estava afastada desde dezembro do ‘Globo Repórter’ para cuidar da saúde. Ícone do jornalismo, Glória Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no ‘Jornal Nacional’ e a primeira repórter negra da TV brasileira. Protagoniz­ou momentos históricos e viajou para mais de 160 países a trabalho. Ela deixou as filhas Laura e Maria.

Pioneira na profissão

A carioca Gloria Maria Matta da Silva era filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta. Sempre estudou em escolas públicas. Mais tarde, conciliou os estudos na faculdade de Jor

ESPETÁCULO MAIS

nalismo da PUC-RJ com o emprego de telefonist­a.

Em 1970, começou a trabalhar escutando o radinho de polícia na redação da TV Globo. Ligar para batalhões e delegacias fazia parte das tarefas diárias. Sua estreia como repórter foi na cobertura do desabament­o do Elevado Paulo de Frontin, no Rio Comprido A jornalista passou pelo ‘Jornal Hoje’, ‘RJTV’ e ‘Bom Dia Rio’. No ‘Jornal Nacional’, fez história ao ser a primeira repórter a aparecer ao vivo.

A jornalista foi apresentad­ora do “Fantástico” de 1998 a 200 e ficou conhecida por viagens a lugares exóticos, pelo espírito aventureir­o nas reportagen­s e por entrevista­r personalid­ades como Michael Jackson, Leonardo Di Caprio e Madonna.

O governador Cláudio Castro (PL) decretou luto no estado.“Glória Maria era um nome forte do jornalismo brasileiro. Uma profission­al que foi sinônimo de competênci­a, talento e dedicação em tudo o que fez. Mas também não podemos deixar de exaltar a mulher Glória! Todos precisam saber da história da menina humilde, nascida no RJ, que com muita garra e determinaç­ão lutou contra o preconceit­o”.

SOU UM ENTRE CENTENAS DAQUELES QUE TIVERAM A GLÓRIA DE CONVIVER COM ELA

William Bonner, jornalista

O SEU TALENTO E REPRESENTA­TIVIDADE SÃO MARCOS NA HISTÓRIA DA TV E DO JORNALISMO

CELEBRO AQUI A

Ana Maria Braga, apresentad­ora

EXTRAORDIN­ÁRIO DE VIGOR, DE VIDA, AQUELA RAINHA NEGRA

Pedro Bial, jornalista

PARA NÓS, MULHERES, ELA ABRIU MUITAS PORTAS. SINÔNIMO DE LIBERDADE

Fátima Bernardes, apresentad­ora

A EXISTÊNCIA DESSA MULHER QUE ME AJUDOU A EXISTIR E A RESISTIR

Maria Júlia Coutinho, jornalista

 ?? TV GLOBO / DIVULGAÇÃO ?? A jornalista em uma de suas viagens
TV GLOBO / DIVULGAÇÃO A jornalista em uma de suas viagens
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? REPRODUÇÕE­S TV GLOBO ??
REPRODUÇÕE­S TV GLOBO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil