Meiahora - RJ

Ato com Bolsonaro em Copa

Ex- presidente intimida STF e reforça união da direita nas urnas, afirmam analistas

-

Com as investigaç­ões sobre a tentativa de golpe de Estado avançando cada vez mais, o ato em defesa do ex- presidente Jair Bolsonaro ( PL) no Rio, ontem, teve o intuito de unificar sua base eleitoral e intimidar o Supremo Tribunal Federal ( STF) para empurrar a possibilid­ade do seu julgamento. As informaçõe­s são do Estadão Conteúdo.

“A manifestaç­ão visa a criar um clima de tensão para não ter uma decisão sobre a prisão do ex- presidente em setembro. Esta é a data que está sendo ventilada por fontes em Brasília”, diz o sociólogo, cientista político e presidente do

Instituto Cultiva, Rudá Ricci.

Em ano de eleições municipais, Rudá destaca que o ato também objetivou mostrar a força da base bolsonaris­ta para disputar essa corrida eleitoral. “O bolsonaris­mo disputa o terreno com o Centrão, que é o que mais tem deputados federais e que são ligados aos prefeitos”, afirma o sociólogo.

Já a perseguiçã­o política, para o cientista político e professor da Universida­de Presbiteri­ana Mackenzie, Rodrigo Prando, é uma narrativa criada por Bolsonaro e seus apoiadores que consegue colocá- lo em situação vitimizada.

O que diferencio­u o ato de Copacabana da manifestaç­ão na capital paulista foi a defesa da base bolsonaris­ta ao empresário Elon Musk, dono do X ( antigo Twitter), da Tesla, da SpaceX e da rede de satélites Starlink, que vem travando embate com o ministro do STF,

Alexandre de Moraes.

No ato, o ex- presidente disse que o controlado­r do X mostrou “com provas” onde a “democracia brasileira estava indo”. O empresário se envolveu numa celeuma ao criticar a suspensão, pela Justiça brasileira, de contas na rede social X que propagavam fake news.

“Peço uma salva de palmas para Elon Musk. Acusam o homem mais rico do mundo, dono de uma plataforma cujo objetivo é o de o mundo ser livre. O homem que teve a coragem de mostrar para onde a nossa democracia estava indo, o quanto de liberdade já perdemos”, disse Bolsonaro.

USP DIZ QUE ATO REUNIU 32.750 PESSOAS ( 17% DO PÚBLICO DE FEVEREIRO NA AV. PAULISTA)

 ?? RENAN AREIAS ?? Bolsonarop­edepalmasp­raMusk
RENAN AREIAS Bolsonarop­edepalmasp­raMusk

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil