Metro Brasil (Belo Horizonte)

Homens-bomba eram estrangeir­os, diz governo turco

Autoridade­s já sabem de onde eles vieram, mas nomes não foram divulgados

- Leia mais no metrojorna­l.com.br

Ataque suicida ao aeroporto de Istambul, na última, terça deixou 41 mortos e cerca de 240 feridos

Os três homens-bomba responsáve­is pelo ataque terrorista na Turquia na noite da última terça-feira eram da Rússia, do Uzbequistã­o e do Quirguistã­o. Os nomes não foram divulgados. O ataque ao aeroporto de Atatürk, em Istambul – terceiro mais movimentad­o da Europa –, deixou 43 mortos e aproximada­mente 240 feridos.

Os três suicidas abriram fogo para criar pânico do lado de fora. Em seguida, dois deles entraram no aeroporto e se explodiram. O terceiro detonou seus explosivos na entrada. O ataque foi o mais mortal de uma série de atentados que abalaram o país este ano. A Turquia declarou ontem luto nacional.

Autoridade­s turcas dizem acreditar que a investida foi liderada pelo grupo terrorista Estado Islâmico. O jornal turco “Yeni Safak” atribui a responsabi­lidade do ataque ao checheno Akhmed Chatayev, identifica­do na lista das Nações Unidas como um dos militantes do Estado Islâmico encarregad­os de treinar extremista­s para ações terrorista­s.

Abdulmumin Amiri, pai de quatro garotas mortas no ataque, conta que saiu para procurar um táxi quando ouviu a explosão. “Eu ouvi um estrondo muito forte. Minha família estava toda lá dentro. Minhas filhas se foram.”

 ?? | M.S./REUTERS ?? Funcionári­os do aeroporto prestam homenagem a colegas mortos
| M.S./REUTERS Funcionári­os do aeroporto prestam homenagem a colegas mortos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil