Metro Brasil (Belo Horizonte)

Braço da Lava Jato, ação apura fraude na ferrovia Norte-Sul

-

A partir do acordo de leniência da empreiteir­a Camargo Corrêa, a PF (Polícia Federal) agiu ontem contra um esquema de cartel e fraudes nos contratos de construção da ferrovia Norte-Sul. A operação Tabela Periódica – um referência ao organogram­a de propinas que tinha 37 empresas – cumpriu 44 mandados de busca e apreensão e 14 pessoas foram conduzidas a prestar depoimento em Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Paraná, Bahia e Espírito Santo e Distrito Federal.

A investigaç­ão apontou que as licitações entre 2000 e 2010 da Valec, estatal que cuida do transporte ferroviári­o, eram divididas entre as empreiteir­as, que acertavam preços e vencedores. “Essas prá- ticas ilícitas, se comprovada­s, tendem a apontar que diversas obras ferroviári­as no Brasil foram dificultad­as ou executadas a maiores preços, em prejuízo dos usuários de transporte ferroviári­o e dos cofres públicos”, afirmou o Cade (Conselho Administra­tivo de Defesa Econômica).

Em Goiás, o prejuízo é estimado em R$ 630 mi- lhões. O impacto para Tocantins, Bahia e São Paulo não foi calculado.

Alvo da Lava Jato, a Camargo Corrêa já contribuiu para a operação ‘O Recebedor’, que culminou na denúncia contra o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha, condenado sob a acusação de receber R$ 2,2 milhões de propina.

 ?? | EDSOM LEITE/MT ?? Ferrovia espera ligar AM ao RS: só 20% dos 4.155 km estão concluídos
| EDSOM LEITE/MT Ferrovia espera ligar AM ao RS: só 20% dos 4.155 km estão concluídos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil