Metro Brasil (Belo Horizonte)

CUNHA RENUNCIARÁ PARA DRIBLAR O PLENÁRIO DO STF.

- CLÁUDIO HUMBERTO CLAUDIO.HUMBERTO @METROJORNA­L.COM.BR

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vai renunciar à presidênci­a da Câmara porque sua estratégia é escapar de julgamento no plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), onde já se considera condenado. Sessões do plenário são transmitid­as pela TV, e Cunha avalia que ministros podem ser pressionad­os pelo “clamor das ruas”. Como deputado comum, seu caso vai para a 2ª Turma, onde sessões não são transmitid­as pela TV.

COMPOSIÇÃO. A 2ª Turma do STF, presidida por Gilmar Mendes, tem também os ministros Dias Toffoli, Celso de Mello, Cármen Lúcia e Teori Zavascki.

UM AMIGO LÁ. Outro fator para a renúncia é que Cunha quer influencia­r na escolha do sucessor-tampão, que presidirá a votação de sua eventual cassação.

A FILA ANDA. Confirmada a renúncia de Cunha, só Renan Calheiros, presidente do Senado, deverá enfrentar julgamento­s no plenário do STF.

DECISÃO DE TOFFOLI GERA POLÊMICA ENTRE JURISTAS.

Provocou polêmica entre juristas a decisão do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), de soltar Paulo Bernardo, ex-ministro dos governos Lula e Dilma acusado de envolvimen­to na ladroagem investigad­a na Operação Custo Brasil. Há juristas que consideram que houve “supressão de instâncias”, na medida em que o recurso contra a prisão deveria ser julgado primeiro pelo Tribunal Regional Federal e depois pelo Superior Tribunal de Justiça, antes de chegar ao STF.

CASO ATÍPICO. Advogado, Eduardo Mendonça achou atípico, mas não ilegal, que Toffoli tenha decidido, mesmo reconhecen­do ser caso de 1ª instância.

CAMINHO LONGO. Outro advogado, Luís Olímpio Ferraz Melo, lembra que, negado pelo TRF, só com nova negativa do STJ é que o recurso iria para o STF.

“TEMOS DE TER MISERICÓRD­IA COM O SOFRIMENTO DO POVO BRASILEIRO” SENADOR RICARDO FERRAÇO (PSDB-ES) CONTRA O AUMENTO SALARIAL DA “ELITE DO SETOR PÚBLICO”

 ?? | PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO ?? Gilmar Mendes
| PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO Gilmar Mendes
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil