Metro Brasil (Belo Horizonte)

PBH amplia estrutura e lança app para Carnaval

Cidade terá aplicativo com programaçã­o e 40 ambulância­s para atender a multidão

- PEDRO NASCIMENTO

Época de sair fantasiado, sambar atrás dos blocos de rua, conhecer muita gente e não ter vergonha de ser feliz. Para quem gosta de Carnaval, a contagem regressiva para o decreto oficial da folia já começou há muito tempo. Em BH, a festa promete ser a maior de todos os tempos e a Belotur apresentou ontem algumas novidades na organizaçã­o do período momesco que, neste ano, vai durar 18 dias ( confira no infográfic­o abaixo).

Entre as novidades anunciadas ontem está a montagem de três postos médicos para os foliões em áreas com maior concentraç­ão de blocos (Centro, Savassi e região hospitalar). A estrutura médica será montada para atender casos mais leves como embriaguez e ferimentos dos foliões que, até o ano passado, acabavam sendo encaminhad­os para Unidades de Pronto Atendiment­o (UPAs), que ficavam sobrecarre­gadas.

O esquema de atendiment­o médico aos foliões contará ainda com o suporte de 40 ambulância­s e, algumas delas, inclusive, vão acompanhar os desfiles dos blocos.

Palco na Guaicurus

A Belotur também confirmou que montará três palcos fixos exclusivos para shows e atrações musicais durante o Carnaval. Eles estarão na Praça da Estação, avenida Brasil e na rua dos Guaicurus (com montagem após o desfile do bloco Então, Brilha). A programaçã­o completa das atrações deve ser divulgada em breve. “Estamos nos preparando para fazer o maior Carnaval de Belo Horizonte, mas queremos que ele também seja o melhor Carnaval da história da cidade”, afirmou o novo presidente da Belotur, Aluizer Malab.

Transporte ampliado

Para quem usa o transporte público, a boa notícia é que os ônibus da capital receberão um reforço no quadro de horários e o metrô funcionará para embarques até as 2h da manhã, na Estação Central, nos dias 11, 12, 17, 18 e 19 e entre os dias 24 e 28 de fevereiro. Depois das 23h, as demais estações serão apenas para desembarqu­e.

Exclusivam­ente no dia 24, o horário até as 2h da manhã também valerá para a estação Primeiro de Maio do metrô. Em todos os dias de operação especial, o intervalo entre as viagens será de 15 minutos.

Poda de árvores

Para oferecer mais segurança aos foliões, a prefeitura começou ontem a realizar a poda e supressão de pelo menos 50 árvores no trajeto dos blocos de rua da cidade – seja daquelas que corram o risco de queda ou de atrapalhar os desfiles por outros motivos. A ação coordenada pela Defesa Civil será concentrad­a sobretudo nas regiões Centro-Sul e Oeste de Belo Horizonte.

 ?? JULIA LANARI/BELOTUR ?? Bloco Baianas Ozadas promete arrastar milhares
JULIA LANARI/BELOTUR Bloco Baianas Ozadas promete arrastar milhares
 ?? ANDRÉ FOSSATI/BELOTUR ?? Bloco Então Briha deve invadir a zona boêmia
ANDRÉ FOSSATI/BELOTUR Bloco Então Briha deve invadir a zona boêmia
 ??  ?? Bloco do Calixto deve lotar a avenida Bernardo Monteiro
Bloco do Calixto deve lotar a avenida Bernardo Monteiro
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil