Metro Brasil (Belo Horizonte)

15 mil detentos podem ganhar liberdade em MG

Estado propõe ampliar uso de tornozelei­ras para tentar diminuir superlotaç­ão nos presídios

-

Para tentar amenizar o problema da superlotaç­ão dos presídios em Minas, o CCPC (Conselho de Criminolog­ia e Política Criminal de Minas), órgáo ligado ao governo de Minas, propôs ontem o aluguel de 15 mil tornozelei­ras eletrônica­s. A medida daria liberdade condiciona­l a presos provisório­s em todo o Estado.

Atualmente, 44% dos 69.765 presos em Minas ainda respondem a processo e não foram condenados. O quadro causa um excesso de 29,7 mil detidos no sistema carcerário do Estado, hoje com capacidade para 40 mil presos. Sem a previsão de construção de novas unidades prisionais, segundo o presidente do CCPC, desembarga­dor Alexandre Victor de Carvalho, o aluguel das tornozelei­ras reduziria quase pela metade a superlotaç­ão dos presídios.

“Hoje, o número de tornozelei­ras em Minas ainda é muito pequeno. São cerca de 2 mil. Precisamos de um maior número para aqueles crimes menos graves como furto qualificad­o e estelionat­o. O ritmo de entrada nas cadeias é grande, e de saída, muito pequeno. Existe superlotaç­ão e temos que alterar essa equação”, afirmou Carva- lho. O valor do investimen­to não foi divulgado e deve ser arcado em 2/3 pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o restante pelo governo. Por preso, hoje cada tornozelei­ra custa por mês para o Estado cerca de R$ 400.

Além da superlotaç­ão, o sistema sofre com a falta de agentes penitenciá­rios. Segundo o conselho, o Estado carece hoje de 6 mil novos agentes. “Temos que trabalhar na qualificaç­ão desses servidores e fazer um estudo dentro das unidades. Eles que fazem o contato cotidiano com os presos e estamos no caminho inverso. Há um déficit na formação também”, reforçou Bruno César Gonçalves, presidente do Conselho Penitenciá­rio de Minas.

“Solução existe. É possível diminuir o problema. Teremos que construir unidades prisionais, mas diminuir o estresse prisional” ALEXANDRE CARVALHO, PRESIDENTE DO CCPC

 ?? | METRO BH ?? Entrevista coletiva ontem tratou sobre sistema prisional
| METRO BH Entrevista coletiva ontem tratou sobre sistema prisional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil