Metro Brasil (Belo Horizonte)

Despesas com educação sobem 8,76% em 12 meses

Custo de vida. Aumento de custos superou inflação no período, que ficou em 5,04%, segundo levantamen­to da FGV. Mensalidad­es escolares tiveram alta acima de 10%

-

Os gastos com educação estão pesando mais no bolso do brasileiro neste ano. Segundo pesquisa FGV (Fundação Getulio Vargas), essas despesas subiram 8,76% nos 12 meses entre fevereiro de 2016 e janeiro deste ano, acima da inflação medida pelo IPC, que ficou em 5,04% no período.

Os destaques foram as fortes altas de creche (12,31%), pré-escola (11,13%) e ensino fundamenta­l (10,95%), seguidas pelo ensino médio (10,92%), cursos preparatór­ios para vestibular­es (9,55%), cursos de pós-graduação (9,53%) e ensino superior (9,20%).

Segundo o economista responsáve­l pela pesquisa, André Braz, apesar da redução do número de estudantes em escolas privadas por causa da crise, as mensalidad­es aumentaram porque os custos fixos das instituiçõ­es de ensino acabam sendo rateados por aqueles que permanecem matriculad­os. “Então, quem fica paga uma fração maior desse reajuste das despesas fixas”, disse.

De acordo com o levantamen­to da FGV, o material escolar subiu 9,31% em 12 meses, também acima da inflação. Nesse caso, porém, o consumidor tem poder de barganha. “É possível fazer uma boa pesquisa de preços e driblar os aumentos, fazendo essa despesa impactar menos no orçamento”, afirma Braz.

Os preços dos livros didáticos e não didáticos subiram 5,13% e 5,72%, respectiva­mente.

O único dos 17 itens analisados na pesquisa que registrou variação abaixo da inflação no período avaliado foi o de cursos alternativ­os e complement­ares à grade escolar, que teve reajuste de 2,83%. Segundo o economista da FGV, são cursos que podem ser cortados pelas família “sem grandes prejuízos para a vida acadêmica do aluno”.

 ?? | WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL ?? Material escolar ficou 9,31% mais caro neste ano
| WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL Material escolar ficou 9,31% mais caro neste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil