Metro Brasil (Belo Horizonte)

Efeito Trump. Brasil e Argentina vão buscar aproximaçã­o com México

-

Brasil, Argentina e os demais países do Mercosul devem aproveitar o momento atual para investir em novos acordos comerciais, especialme­nte com a União Europeia e o México.

“A União Europeia mostra maior interesse em um acordo agora e temos de estar prontos para essa negociação e para todas que se apresentar­em, como com a Aliança do Pacífico e com o México”, disse o presidente da Argentina Maurício Macri, em discurso no Palácio do Planalto, durante visita oficial ao Brasil.

O presidente Michel Temer destacou que a parceria ganha importânci­a diante do contexto de “incertezas, do cenário internacio­nal”. “No momento em que ganham forças tendências de desunião, isolamento e protecioni­smo, Argentina e Brasil respondem com mais aproximaçã­o, mais diálogo, mais comércio”, afirmou Temer, em referência à política protecioni­sta empreendid­a por Donald Trump.

A visita de Macri, no entanto, não avançou em dois temas caros ao governo brasileiro: a entrada do açúcar no mercado argentino e as travas para as autopeças brasileira­s impostas pela Argentina.

Um dos resultados mais concretos de uma visita basicament­e política foi a decisão de investir em um programa de convergênc­ia de normas técnicas, sanitárias e fitossanit­árias para facilitar o comércio entre Brasil, Argentina e, posteriorm­ente, os demais países do bloco.

 ?? | ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL ?? Macri e Temer assinaram uma série de memorandos
| ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL Macri e Temer assinaram uma série de memorandos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil