Metro Brasil (Belo Horizonte)

Começa a corrida para o Imposto de Renda

Receita Federal recebe declaraçõe­s a partir de hoje; prazo para envio do documento acaba em 28/4

-

A Receita Federal começa a receber hoje, a partir das 8h, a declaração do Imposto de Renda 2017. O prazo de entrega vai até 28 de abril. Com isso, o contribuin­te terá neste ano dois dias a menos para acertar as contas com o Leão.

Para a declaração de 2017, os valores corrigidos para a tabela do IR foram muito baixos. Será obrigado a declarar quem recebeu rendimento­s tributávei­s superiores a R$ 28.559,70 em 2016, um aumento de apenas 1,54% em relação ao ano passado. Além disso, os limites de deduções de educação e dependente­s ficaram congelados.

Segundo Rogério Kita, diretor técnico da NK Contabilid­ade, quem for declarar no modelo completo deve ficar atento para incluir na declaração todos os pagamentos e deduções permitidos como contribuin­te e também de seus dependente­s. “Mas deve tomar cuidado também para não cometer nenhum erro de preenchime­nto que o levará à malha fina”, afirma.

Kita diz ainda que nos casos em que o dependente tiver qualquer renda tributável, mesmo que ele seja isento para declarar o IR, geralmente, já não é vantajoso incluí-lo na declaração. “O próprio con- tribuinte no momento da elaboração da declaração pode simular os lançamento­s com esse dependente ou não, e optar pelo melhor formato”, orienta.

Uma das novidades neste ano é que o contribuin­te será obrigado a informar o CPF de dependente­s a partir de 12 anos. Outro cuidado na hora de preencher a declaração, segundo Kita, é relacionar os pagamentos realizados ao dependente junto às despesas de educação, saúde etc. “Estas informaçõe­s devem ser vinculadas à razão social e CNPJ ou CPF”, diz.

O especialis­ta lembra que quem entrega a decla- ração nos primeiros dias tem a preferênci­a para o recebiment­o do saldo de restituiçã­o, caso tenha direito ao recurso. “Além de evitar erros de preenchime­nto incorreto por envio da declaração em cima do prazo ou mesmo risco de entrega fora do prazo”, acrescenta.

Segundo Kita, os erros mais comuns no preenchime­nto da declaração são omissão de rendimento­s tributávei­s, digitação incorreta de dados como CPF e/ ou CNPJ, inclusão em duplicidad­e de dependente­s ou informaçõe­s incorretas com deduções legais, como planos de saúde e educação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil