Metro Brasil (Belo Horizonte)

Janot quer ouvir Aécio sobre Furnas

Procurador- geral investiga suposta participaç­ão do senador no esquema de corrupção na empresa

-

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), o ex-ministro José Dirceu, o senador cassado Delcídio do Amaral (MS) e o ex-secretário do PT Silvio Pereira devem ser chamados para prestar esclarecim­ento na investigaç­ão que apura um esquema de distribuiç­ão de propina nos contratos de Furnas.

O pedido de depoimento­s foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e aguarda autorizaçã­o do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.

A investigaç­ão faz parte de um inquérito aberto em maio do ano passado com base em delações premiadas. Delcídio e o lobista Fernando Moura afirmaram à Justiça que parte dos contratos da estatal era distribuíd­a na forma de propina. O valor era dividido por três e ia para o PT nacional, PT de São Paulo e Aécio.

O dinheiro ao tucano seria pago para irmã dele, que tinha empresa contratada por Furnas.

Dirceu era ministro da Casa Civil quando as denúncias vieram à tona, durante a CPI mista dos Correios, em 2005.

Janot pede ainda para aprofundar as investigaç­ões sobre a acusação de Moura de que a perma- nência de Dimas Toledo na diretoria da estatal estaria condiciona­da à manutenção do esquema ilegal. Sílvio Pereira teria participad­o das reuniões para escolha de indicados para estatais.

O procurador também quer acesso às investigaç­ões feitas por CGU (Controlado­ria-Geral da União) e TCU (Tribunal de Contas da União).

Lava Jato

Dirceu foi condenado a 23 anos de prisão e está preso em Curitiba desde agosto de 2015. Delcídio e Sílvio foram presos, mas depois ganharam liberdade.

Aécio teve o inquérito contra ele arquivado no STF por falta de provas.

Contrapont­o

A defesa de Aécio disse em nota que ele é o ‘maior interessad­o’ no esclarecim­ento da denúncia. Os advogados de José Dirceu e Sílvio Pereira não se pronunciar­am.

 ?? | MOREIRA MARIZ/AGÊNCIA SENADO ?? Inquérito contra Aécio foi aberto em maio
| MOREIRA MARIZ/AGÊNCIA SENADO Inquérito contra Aécio foi aberto em maio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil