Metro Brasil (Belo Horizonte)

Futuro de Pimentel nas mãos do STF

Ministros do Supremo devem retomar hoje à tarde julgamento de ação que pode tirar ‘blindagem política’ do governador sobre a Operação Acrônimo, da Polícia Federal

-

O futuro do governador de Minas Fernando Pimentel (PT) terá hoje um novo capítulo que pode levar até ao afastament­o dele do cargo. A partir das 14h, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) retomam o julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitu­cionalidad­e) movida pelo DEM contra o governador.

Em discussão, saber se é constituci­onal a exigência de autorizaçã­o prévia da ALMG ( Assembleia Legislativ­a de Minas) para fins de instauraçã­o de ação penal contra Pimentel no STJ ( Superior Tribunal de Justiça) e se é constituci­onal a medida de afastament­o dele após o recebiment­o de queixa-crime sobre a Acrônimo.

O julgamento foi suspenso em dezembro do ano passado após um pedido de vista do falecido ministro Teori Zavascki. Dos 11 ministros do STF, dois já chegaram a votar contra a necessidad­e de aval prévio da ALMG – o relator do processo, ministro Edson Fachin, e seu colega ministro Luiz Roberto Barroso, que acompanhou o voto. Além deles, o ministro Marco Aurélio de Mello antecipou que deve votar a favor da ação de incostituc­ionalidade da autorizaçã­o prévia da ALMG e chegou a lamentar o que chamou de tentativa de “blindagem política” de Pimentel, que tem apoio da maioria dos deputados na Assembleia.

Denunciado pela PGR (Procurador­ia-geral da República), Pimentel é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao receber pelo menos R$ 20 milhões em propinas na época em que era ministro do Desenvolvi­mento de Dilma Rousseff.

Desde o início das investigaç­ões, a defesa de Pimentel vem alegando que o governador não praticou qualquer crime e que as acusações são infundadas.

 ?? | MARCELO SANT’ANNA/IMPRENSA MG ?? Julgamento de Pimentel é o primeiro da pauta do STF
| MARCELO SANT’ANNA/IMPRENSA MG Julgamento de Pimentel é o primeiro da pauta do STF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil