Metro Brasil (Belo Horizonte)

Trump faz primeiro discurso no Congresso

Após semanas de agressões à mídia, a rivais e a juízes, presidente suaviza tom, pede união, mas não abre mão das propostas polêmicas até agora anunciadas por ele

-

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou um lado diferente em seu primeiro discurso ao Congresso, na noite da última terça-feira. Em parte negociador, em parte vendedor, pediu união e tentou reformular sua mensagem populista em termos mais palatáveis, segundo análise publicada ontem pela agência Reuters.

Depois de semanas de ataques à mídia, a adversário­s políticos e a juízes que se pronunciar­am contra seu decreto presidenci­al impedindo temporaria­mente a entrada de imigrantes de sete países de maioria muçulmana nos EUA, Trump foi menos beligerant­e e durão e mais inclusivo.

Na posse, ele acusou os políticos de Washington de serem elitistas desconecta­dos da realidade que prosperam à custa do povo. Na terça-feira, sua mensagem foi diferente: preciso de vocês, republican­os e democratas.

Suas propostas irão exigir aprovação do Congresso, provavelme­nte por meio de coalizões diferentes de conservado­res, moderados e democratas. Apesar do tom mais ameno, as políticas polêmicas de Trump e os meses de retórica hostil não serão esquecidos por seus adversário­s.

“Ele sempre fez tudo o que pôde, unilateral­mente”, disse Bradley Blakeman, ex-assessor do presidente George W. Bush. “Agora ele vai precisar aprovar projetos de lei.”

 ?? | J.SCALZO/REUTERS ?? Trump entre o vice, Mike Pence (esq), e o congressis­ta Paul Ryan
| J.SCALZO/REUTERS Trump entre o vice, Mike Pence (esq), e o congressis­ta Paul Ryan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil