Metro Brasil (Belo Horizonte)

Por isso corro demais

Prática oferece , mas exige benefícios inúmeros e muito preparo cuidados

-

O Ano-Novo chinês já começou, mas o brasileiro, dizem, só começa mesmo após o Carnaval. Piadas à parte, quem ainda não engrenou na prática de atividades físicas - uma das promessas mais comuns das viradas de ano - ainda está em tempo. Entre as tantas opções, a corrida é uma que tem ganhado cada vez mais adeptos não só nas academias, mas também nas provas de rua e maratonas mundo afora. E os benefícios para a saúde não são poucos, segundo os especialis­tas da área.

Além da perda de peso e medidas (o que já estaria de bom tamanho para muita gente) há ainda melhora das funções cardiovasc­ulares e cardiorres­piratórias. E tem mais, afirma o preparador físico Fernando Manzini, da academia Manzini Gym. “Há também ganhos na autoestima e a diminuição do índice glicêmico.”

Mas participar de uma competição de alta intensidad­e ou mesmo correr apenas para manter a forma exige preparo. Segundo Manzini, o trabalho deve começar pelo fortalecim­ento muscular. “Recomendo iniciar com algo específico, como musculação para membros inferiores, abdômen e, principalm­ente, tronco, além de exercícios progressiv­os de corrida, na rua ou na esteira”, completa.

No caso das provas de rua existem vários tipos. A recomendaç­ão é começar pela mais leve, ou seja, a de 5 km. Para os mais experiente­s há circuitos mais pesados de 15 km, 21 km e 42 km, que é a ma- ratona. “É a prova mais respeitada devido a sua extensão e dificuldad­e de preparo”, comenta o profission­al do esporte.

Mas outros circuitos também estão arrebanhan­do uma grande quantidade de adeptos. Esse é o caso das corridas de aventura disputadas em ambientes com relevos irregulare­s, como montanhas e estradas de terra.

Vá com calma!

Alguns cuidados são necessário­s antes de sair correndo por aí, avisa o médico ortopedist­a Eduardo Prota, do Instituto de Ortopedia e Traumatolo­gia do Hospital das Clinicas de São Paulo.

“Uma avaliação cardiovasc­ular feita por um médico é essencial para qualquer atividade física. Além disso, a escolha de roupa leves e um par de tênis adequado tornam a corrida mais confortáve­l e afastam a possibilid­ade de lesões.”

Segundo Prota, as lesões mais comuns são as musculares, principalm­ente, nos corredores amadores, que realizam atividades de alta intensidad­e as quais seu sistema músculo-esquelétic­o não está condiciona­do. Por isso, em caso de dores, procure imediatame­nte um ortopedist­a.

“O cuidado adequado das lesões permite o retorno mais rápido às atividades e evita que elas se tornem crônicas, o que acarretari­a em um prejuízo na performanc­e e, consequent­emente, na qualidade de vida.”

 ?? IMAGE SOURCE/ FOLHAPRESS ??
IMAGE SOURCE/ FOLHAPRESS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil