Metro Brasil (Belo Horizonte)

Kalil envia à Câmara nova estrutura da PBH

Pela proposta apresentad­a, 13 órgãos com status de secretaria municipal serão extintos

-

A prometida reforma administra­tiva proposta pelo prefeito Alexandre Kalil ( PHS) finalmente saiu do papel. A proposta, apresentad­a ontem, pretende extinguir 13 órgãos com status de secretaria municipal, passando de 31 para 18. O projeto ainda prevê o corte de cerca de 400 cargos comissiona­dos e a transforma­ção de outros 370 em funções gratificad­as de servidores efetivos.

Segundo o prefeito Kalil, os cortes representa­m uma redução de 37% dos cargos comissiona­dos e uma economia de R$ 30 milhões por ano em salários. “Nós não estamos consideran­do aí os prédios que nós vamos devolver, os imóveis que já estamos devolvendo, os carros. Tudo vai dar uma economia”, justifica Kalil.

De acordo com o texto da reforma, a Assessoria de Comunicaçã­o Social e a Assessoria Policial Militar serão incorporad­as a uma Secretaria Municipal de Assuntos Institucio­nais e Comunicaçã­o Social, unindo a função de três pastas com status de secretaria em apenas uma. Outro órgão autônomo com status de secretaria, a Coordenaçã­o Executiva do BH Metas e Resultados, será integrado à nova Secretaria Municipal de Planejamen­to e Gestão.

Ainda de acordo com o texto, todas as regionais passarão a ser coordenado­rias regionais, com status de subsecreta­ria, que serão subordinad­as diretament­e ao Gabi- nete do Prefeito. Mudanças na estrutura da Belotur, BHTrans, Prodabel e Urbel ainda estão sendo avaliadas pela administra­ção.

Volta da Cultura

A reforma também prevê a recriação da Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com o projeto, Secretaria e Fundação de Cultura utilizarão estruturas já existentes para a elaboração de projetos culturais do município. “É uma reivindica­ção antiga do setor, e que só vem a acrescenta­r aos movimentos culturais da cidade”, diz a vereador Cida Falabela (PSOL). “Ainda é um esboço a ser desenhado, mas já é um passo importante”, avalia Cida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil