Metro Brasil (Belo Horizonte)

Pimentel é acusado de alterar incentivos fiscais

Quando governador mineiro era ministro do Desenvolvi­mento, ele teria recebido R$ 13,5 milhões para mudar política de importação, afirmam seis delatores

-

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), é acusado por ex-executivos da Odebrecht de ter alterado políticas de incentivos fiscais para atender interesses da empresa na época em que era ministro de Desenvolvi­mento, Indústria e Comércio Exterior. Conforme seis delatores, o petista teria recebido R$ 13,5 milhões em troca das mudanças. Pimentel esteve à frente da pasta entre 2011 e 2014, no governo da presidente Dilma Rousseff. Na época, ele também presidia a Camex (Câmara de Comércio Exterior).

Em delação à Justiça, o ex-executivo João Nogueira disse ter encontrado com o atual governador para tratar de alterações em incentivos fiscais para produtos importados da área de resinas termoplást­icas. Eles concorriam com as resinas produzidas pela Braskem, que pertence ao grupo Odebrecht. “Era importante falar com o Pimentel porque ele presidia a Camex, e a Camex que definia a lista que poderia receber incentivo. Em última análise, os produtos importados sem similar nacional. Então não afetava mais a Braskem”, contou o delator. Relação de ‘cumplicida­de’ De acordo com João Nogueira, a relação da empreiteir­a com Pimentel “melhorou muito” após repasses para a futura campanha ao governo de Minas. “Foi criada uma relação de maior cumplicida­de, confiança, e ele ficou agradecido. Ele já, enfim, se preparava para essa candidatur­a e para essa campanha ao governo estadual, fazia sentido o que ele havia dito, eleger uma base de prefeitos aliados. Ele tinha um projeto político. E nós fomos parceiros desse projeto político”, apontou.

Em nota, o petista disse que as delações são produzidas para apoiar os propósitos do Ministério Público Federal. “Não são mentiras. São só inverdades, produzidas pela interpreta­ção de fatos que acomodam os interesses persecutór­ios. Chama-se vergonha”, finalizou.

 ?? | OEL SILVA/FOLHAPRESS ?? Denúncia é analisada pelo Superior Tribunal de Justiça
| OEL SILVA/FOLHAPRESS Denúncia é analisada pelo Superior Tribunal de Justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil