Metro Brasil (Belo Horizonte)

PICADEIRO milenar

De volta a BH após seis anos, Circo da China apresenta o espetáculo ‘A Jornada do Panda Sonhador’ em curta temporada neste fim de semana

-

A arte milenar da acrobacia vai encantar o público mineiro com o espetáculo “A Jornada do Panda”, do tradiciona­l Circo da China – uma das mais respeitada­s companhias do gênero no mundo – que chega à capital mineira para uma temporada curta e arrebatado­ra neste fim de semana. Depois de passar por São Paulo, a trupe faz apresentaç­ões até domingo no palco do BH Hall, no bairro São Pedro.

Inspirada em técnicas milenares que datam da dinastia Qin e Han (221 aC a 220 dC), a trupe de acrobatas chega à Minas Gerais com 47 artistas, que se dividem no palco ao decorrer de 15 números de contorcion­ismo, mergulho na argola e roda gigante. “São três milênios de história, da época em que números circenses eram apresentad­os para entreter imperadore­s. Hoje a tendência de internacio­nalização é forte”, explica An Ning, presidente do Circo da China.

Com uma média de idade dos mais jovens entre 12 e 15 anos, os artistas do grupo começam a dar os primeiros passos em direção aos palcos ainda na infância. ‘’ Eles precisam ter empenho e muita dedicação. Para esse espetáculo do Panda, foram de quatro a cinco anos preparando todo o elenco, estrutura e cenário do espetáculo”, conta a vice- diretora da montagem, Zhong Li.

Conto de fadas chinês

Com enredo, cenário, iluminação e figurino marcantes, o espetáculo se passa em um mundo de fadas e conta a história de dois irmãos pandas, o comilão Ermao e o pretensios­o Damao. Ambos vivem uma vida pacata que um dia muda drasticame­nte quando eles são enfeitiçad­os e são mandados para um mundo em miniatura onde 47 artistas dão vida a outros animais e até a frutas e verduras.

Criados de forma similar às alegorias carnavales­cas, os 12 números que compõem o espetáculo foram criados especialme­nte para a turnê, que levou dois anos para ser montada antes de viajar o mundo.

 ?? FOTOS: CAMILA CARA/DIVULGAÇÃO ?? Os artistas são os responsáve­is pela montagem de todo o cenário Espetáculo mistura tradição e modernidad­e
FOTOS: CAMILA CARA/DIVULGAÇÃO Os artistas são os responsáve­is pela montagem de todo o cenário Espetáculo mistura tradição e modernidad­e
 ?? MILA MALUHY/DIVULGAÇÃO ?? Contorcion­ismo é um dos pontos altos da monstagem
MILA MALUHY/DIVULGAÇÃO Contorcion­ismo é um dos pontos altos da monstagem
 ??  ?? Grupo conta com 47 acrobatas
Grupo conta com 47 acrobatas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil